Portal da Cidade Paranavaí

Palavra do Expert

Saiba o que é a prostatite, doença que acomete homens de diversas idades

Segundo o urologista Cleyton H. Tokarski, existem ao menos quatro tipos de prostatite que apresentam diferentes sintomas.

Publicado em 13/03/2023 às 08:15
Atualizado em

O especialista Cleyton H. Tokarski atende na Uroclínica Paranavaí. (Foto: Guto Costa )

Homens em diferentes fases da vida estão sujeitos à prostatite, uma doença inflamatória da próstata que pode afetar adultos e até mesmo garotos pré-adolescentes. Podendo ou não ser causada por uma bactéria, a doença provoca variados sintomas e requer atendimento médico especializado para que seja diagnosticada.

O médico urologista Cleyton H. Tokarski explica que existem ao menos quatro tipos de prostatite:

  • Entre as prostatites bacterianas, cuja causa geralmente é uma bactéria também responsável por infecções urinárias, há a prostatite bacteriana aguda, uma doença que se inicia rapidamente e provoca febre alta e alguns sintomas no sistema urinário, como dor e urgência miccional. Em uma parcela de homens diagnosticados nesta condição, a prostatite pode formar um abscesso prostático, um acúmulo de pus na próstata que pode resultar em uma grave infecção;
  • Já a prostatite bacteriana crônica, diferentemente do primeiro tipo, evolui de forma mais lenta e tem como principal característica uma infecção urinária persistente. Nestes casos, o paciente também pode sentir desconfortos ao urinar, mas há outros sintomas específicos: dores nas costas, nos genitais e após a ejaculação e, ainda, presença de sangue no esperma;
  • A prostatite não bacteriana e a prostatodinia são as formas mais comuns da doença. Segundo o especialista, geralmente ocorrem em homens com inflamação na próstata, mas sem histórico de infecções urinárias. Mais uma vez, os sintomas incluem desconfortos ao urinar e dores no osso púbico, no escroto e nas costas.

Cleyton H. Tokarski, médico urologista

Palavra do Expert

Em todos os casos, um médico urologista é quem está capacitado para avaliar o histórico do paciente e averiguar os exames clínicos. Caso seja necessário, o profissional poderá fazer o toque retal e solicitar outros tipos de exames para investigar o quadro e entender se realmente se trata de uma prostatite. É somente a partir de um diagnóstico claro que o especialista poderá indicar o tratamento mais eficaz.

Cleyton H. Tokarski, médico urologista


Entre em contato com a Uroclínica Paranavaí e agende uma consulta!


Serviço

Dr. Cleyton H. Tokarski atende na Uroclínica Paranavaí.

Endereço: Rua Marechal Cândido Rondon, Nº1345, Centro de Paranavaí, próximo à Praça da Xícara.

Telefone: (44) 3423-2281

WhatsApp: (44) 99956-2281

Instagram: @drcleytontokarski

Fotos: Guto Costa

|Conteúdo Patrocinado|

Fonte:

Deixe seu comentário