Portal da Cidade Paranavaí

todas as UBS's

Próximo Sábado (18) tem Dia 'D' da Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

Crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos deverão ser vacinadas

Publicado em 14/08/2018 às 07:55
Atualizado em

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas neste sábado, dia 18, das 8h às 17h

No próximo sábado, dia 18 de agosto, é o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que está imunizando crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta da Campanha, que vai até o dia 31, é vacinar pelo menos 95% das crianças desta faixa etária.

“A ideia é imunizar todas crianças que são alvo da Campanha. Mesmo que as crianças estejam com as outras vacinas em dia, é importante ir até a UBS para se imunizar contra polio e sarampo, desde que esteja dentro da faixa etária alvo da Campanha. Para receber a dose, basta que os pais apresentem a carteira de vacinação da criança”, destaca a coordenadora de imunização, Míryan Jordão.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas neste sábado, dia 18, das 8h às 17h para o Dia “D” da Campanha. Apenas as UBS de Mandiocaba e Piracema não estarão abertas neste sábado. “Isto porque antecipamos a ação especial em Mandiocaba para o último sábado. Então já fizemos o Dia D lá. E em Piracema já está sendo organizado um dia especial de atendimento também”, explica Míryan.

Sarampo - Em 2016, a Organização Mundial de Saúde declarou a região das Américas área livre do sarampo. Mas o vírus voltou a circular em 11 países das Américas em 2018. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil, o que pode ter ajudado a disseminar a doença. 

 Poliomielite - O último caso de infecção pelo poliovírus selvagem no Brasil ocorreu em 1989. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que três países ainda são considerados endêmicos para a doença – Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

Fonte:

Deixe seu comentário