Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Sábado é o Dia D de vacinação contra a gripe

Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha

Publicado em 08/05/2018 às 06:08
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

No próximo sábado, dia 12 de maio, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas para o Dia “D” de vacinação contra a gripe. Os postos de saúde irão atender ao público das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 1º de junho em todo o país.

Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

Metas - Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha. “Nossa meta é imunizar 4.996 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), 2.329 trabalhadores da saúde, 952 gestantes, 156 mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), 11.112 idosos e 1.519 professores. Até agora vacinamos 48,15% da população prioritária, pouco mais de 10.100 pessoas. A maior preocupação ainda é com as crianças e os professores ativos. Até agora só vacinamos 31,87% das crianças e 38,71% dos professores. E os riscos são grandes para estes grupos, por serem os que convivem mais em ambientes com aglomeração”, explica a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano tem como público alvo: idosos a partir de 60 anos; gestantes e mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto); crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais: trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional. 

Fonte:

Deixe seu comentário