Portal da Cidade Paranavaí

Saúde da mente

Psicólogas criam grupo terapêutico para atender exclusivamente adolescentes

Nos grupos, os adolescentes têm contato com pessoas que estão vivendo momentos parecidos e encontram apoio para superar situações difíceis.

Postado em 24/08/2019 às 08:00 |

As Psicólogas Mariana e Laís são as mediadoras do grupo terapêutico para adolescentes. (Foto: Divulgação)

A fase da adolescência é repleta de conflitos internos, contradições e questionamentos. Essa etapa da vida, repleta de transformações de todos os tipos, nem sempre acontece de maneira tranquila. Muitas vezes, pode ser um período marcado por agressividade, depressão, transtornos alimentares, dificuldade de relacionamento e diálogo com os pais, problemas escolares, alcoolismo e drogadição. 

Na maioria dos casos, os adolescentes não se sentem seguros em conversar e relatar as dificuldades com os pais, o que acaba se tornando um problema ainda maior. Por isso, ter contato com outras pessoas que estão vivendo fases parecidas, para conversar, trocar experiências e encontrar soluções, é algo de extrema importância.

Imagem ilustrativa/ Pexels

Em Paranavaí, esse serviço é oferecido na Clínica da Mente, mediado pelas psicólogas Laís Lopes Dias (CRP/PR 08/20266) e Mariana Torsani Fantuci (CRP 08/24860), capacitadas para trabalhar com esse tipo de situação. Elas desenvolveram grupos terapêuticos voltados exclusivamente para adolescentes de 12 a 17 anos.

Laís, que tem formação em neuropsicologia, pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, explica que resolveram criar o grupo, pois ainda existe muita desinformação no que diz respeito à terapia e muitas pessoas não têm conhecimento de que essa pode ser uma forma de amenizar situações difíceis e superá-las com mais facilidades.

Psicóloga Laís Lopes Dias (CRP/PR 08/20266) 

“Na fase da adolescência os grupos são de extrema importância como espaço de fala, reconhecimento, suporte e novas identificações. É neles que o adolescente busca apoio, como se necessitasse afastar-se das referências que teve para começar a construir a própria identidade”, explica Laís.

A psicóloga Mariana Torsani Fantuci, especialista em terapia cognitivo comportamental, ressalta que o processo terapêutico grupal na adolescência tem como meta auxiliar no processo de formação da identidade adulta, ajudando-os no reconhecimento das mudanças típicas da fase, por meio da identificação com o outro, compreensão e aceitação deste momento de transição.

Psicóloga Mariana Torsani Fantuci (CRP 08/24860)

O grupo contará com cerca de dez encontros, em período noturno, com duração entre 1h30 e 2h, onde serão debatidos diversos temas pertinentes à adolescência, como depressão, sexualidade, drogas, problemas familiares e outros, de forma dinâmica e interativa. 

“Com isso, efetivamente temos como resultado a melhora na relação com os pais, maior noção de responsabilidade e limites e melhora no rendimento escolar como um todo”, explica Laís.

Serviço

A Clínica da Mente – Centro Interdisciplinar fica na Rua Pernambuco, 21, próximo à Sanepar.

Para mais informações sobre o grupo terapêutico (44) 3045-0006 ou (44) 99908-4004

Saiba mais sobre a clínica pelas redes sociais Facebook  e Instagram


Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Fonte:

Deixe seu comentário