Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Pronto Atendimento registra 200 casos de conjuntivite em 10 dias

Tempo seco, calor, poluição e exposição prolongada a ambientes com baixa umidade são fatores que colaboram para o aparecimento da doença

Publicado em 22/03/2018 às 02:23

Só no Pronto Atendimento Municipal são registrados aproximadamente 20 casos por dia. (Foto: Assessoria Prefeitura de Paranavaí)

A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (branco do olho) e a porção interna das pálpebras. O tempo seco, calor, suor, poluição, exposição prolongada a ambientes com ar condicionado e baixa umidade, são os principais fatores que colaboram para o aparecimento da doença.

Nas últimas duas semanas, muitos casos de conjuntivite têm aparecido em Paranavaí. Só no Pronto Atendimento Municipal são registrados aproximadamente 20  casos por dia.

“Nos últimos 10 dias atendemos pelo menos 200 pessoas com conjuntivite no PA. Já temos inclusive servidores que foram contagiados durante os atendimentos e estão sendo afastados do serviço para tratamento e controle de transmissão. A conjuntivite é uma doença altamente contagiosa e a transmissão se dá pelo ar e contato direto das mãos ou objetos contaminados. É uma doença muito característica do verão e os cuidados com a higiene e ambientes aglomerados são fundamentais”, explica a enfermeira e coordenadora do Pronto Atendimento Municipal, Simone Cristina Baggio.

Conjuntivite - Há dois tipos principais de conjuntivite: a viral e a bacteriana. A conjuntivite viral é a mais comum e causa micro-hemorragias, por isso os olhos ficam vermelhos. A diferença da conjuntivite viral para a bacteriana está no fato da primeira não produzir pus, apenas uma secreção transparente.

Sintomas - Os principais sintomas de conjuntivite são: vermelhidão da conjunta e esclera (parte branca dos olhos), coceira e ardência  intensas, sensação de areia nos olhos, fotossensibilidade, olhos lacrimejantes, visão embaçada e/ou borrada, secreção esbranquiçada ou amarelada abundante. 

Tratamento e cuidados - Primeiramente, é recomendado o atendimento médico para definir o melhor tratamento para cada caso. Entre os cuidados e o tratamento básico, estão ações como: lavar os olhos com soro fisiológico frio várias vezes ao dia; compressas úmidas e frias sobre as pálpebras; não esfregar e não coçar; higienizar as mãos frequentemente; se usar colírios, pomadas ou lubrificantes, não encostar os tubos nos olhos; não usar maquiagem até curar; não usar lentes de contato até curar; evitar expor-se a agentes irritantes como poeira e fumaça; evitar piscina até a cura. 

Também deve-se evitar usar medicamentos que outra pessoa usou para conjuntivite, pois cada caso é diferente e precisa de uma avaliação médica. Em determinadas situações é necessário o isolamento temporário (afastamento do trabalho, escola, etc) para controle da transmissão.

Medidas preventivas - Algumas medidas importantes podem ser adotadas para evitar o contágio: não ficar em locais de grande aglomeração; evitar passar as mãos ou qualquer outro objeto nos olhos; higienizar frequente das mãos e, se possível, fazer fricção com álcool a 70% gel ou líquido por 15 segundos; evitar o uso comum de toalhas de rosto, banho ou lenços.

 

Fonte:

Deixe seu comentário