Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Projeto oferecerá aulas de musculação gratuitas para idosas de Paranavaí

A iniciativa é uma parceria dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unespar com a Secretaria de Saúde; atividades serão na academia da Universidade

Publicado em 19/04/2018 às 00:12
Atualizado em

Academia de musculação da Unespar já está equipada para começar os treinos com as idosas. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Espaço de lutas do Centro de Atividades Corporais da Unespar, onde as idosas poderão realizar exercícios de alongamento. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Eloíse Fernandes

Acadêmicos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unespar de Paranavaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciam no próximo mês um projeto de pesquisa que vai trabalhar com a saúde da mulher idosa. O programa será o primeiro, aberto à comunidade, a ser realizado na academia de musculação da Universidade. Atualmente, o espaço é equipado com vários aparelhos novos e também alguns usados, que chegaram no fim do ano passado, e ainda não foram utilizados.

De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Matheus Amarante do Nascimento, do curso de Educação Física, este é um projeto de pesquisa integrado entre os dois cursos, que tem como uma das finalidades, aproximar a comunidade e a universidade, além de fornecer qualidade de vida para as idosas, gratuitamente.

Segundo o professor, o objetivo, em um primeiro momento, é oferecer exercícios de musculação e alongamento para idosas, acima de 60 anos, que não tenham limitações para a prática de atividades físicas. “Determinamos esse grupo, pois já trabalho há 10 anos com idosos e, nas experiências anteriores, pude notar que este é o público mais participativo”. O professor destaca também que não descarta a possibilidade de, futuramente, expandir o projeto para outros públicos.

Nascimento ressalta que as idosas que participarem do projeto, farão exames de rotina e avaliações físicas periódicas a cada quatro meses. “Esses dados colhidos durante as avaliações, além de servirem como acompanhamento, para sabermos como está a saúde da idosa, serão tabulados e utilizados em artigos científicos dos universitários”, acrescenta.

Segundo o professor, sete acadêmicos do curso de Educação Física da Unespar, já confirmaram a participação no projeto, que deve atender de 50 a 70 idosas. Os estudantes vão orientar as mulheres durante os treinos. Já os acadêmicos de enfermagem, serão responsáveis por aferir a pressão, verificar índice glicêmico, entre outros procedimentos de saúde.

De acordo com a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, Giselli Pasqualetto, a ideia é oferecer uma melhora no condicionamento físico da mulher idosa, já que nessa fase da vida, elas passam por muitas alterações hormonais. “O projeto se chama Viva Mais: Saúde do Idoso em foco. Com os exercícios monitorados, será possível controlar o potencial de risco para algumas patologias como hipertensão arterial, diabetes e doenças venosas”, explica a coordenadora.

A participação no projeto é gratuita, mas as mulheres precisam atender a alguns critérios, como ter 60 anos de idade ou mais; apresentar atestado médico autorizando a realização de exercícios físicos; não ter viagens longas (de mais de uma semana) ou cirurgias marcadas para o ano de 2018 (de maio a 15/12); não possuir limitações físicas que impeçam a realização de exercícios físicos; não utilizar recursos para se locomover, como bengala ou andador; e ter disponibilidade de horário para a realização das atividades nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde.

 “As mulheres que se enquadram nos critérios, podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para que a equipe forneça uma Declaração de Saúde que ateste as condições clínicas para participar do projeto”, orienta Giselli. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará uma triagem das idosas que se enquadram no perfil do projeto e que estão cadastradas nos postos de saúde da cidade, e entrará em contato para fazer o convite para a participação.

Mais informações podem ser obtidas com o professor Matheus, através do telefone (43) 98403-6202.

Fonte:

Deixe seu comentário