Portal da Cidade Paranavaí

saúde

Prefeitos da Amunpar discutem futuro da Santa Casa Unidade Morumbi

Depois de uma reunião de esclarecimento, foi aprovada por unanimidade a participação de cada prefeitura no pagamento do custeio do hospital.

Publicado em 08/03/2018 às 02:31

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) se reuniram nesta quinta-feira (8), na sede da associação, para discutir o futuro da nova unidade (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) se reuniram nesta quinta-feira (8), na sede da associação, junto do deputado estadual Tião Medeiros e do deputado federal Luciano Ducci, para discutir a participação de cada um dos 29 municípios no hospital Unidade Morumbi da Santa Casa. Depois de uma reunião de esclarecimento, foi aprovada por unanimidade a participação de cada prefeitura no pagamento do custeio do hospital.

Os recursos para a finalização da obra já estão garantidos pelo Governo do Estado, porém, os equipamentos, que vão custar aproximadamente R$ 20 milhões, ainda são uma incógnita. Reunidos na última semana em Brasília com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, Ducci e Medeiros ouviram do ministro que há a possibilidade do ministério assumir a compra dos equipamentos, mas com a condição de que os municípios paguem as dívidas de custeio mensalmente.

“O ministro foi muito claro em dizer que o ministério pode comprar esses equipamentos, mas precisa de uma garantia do custeio do hospital. Essa reunião de trabalho serviu para firmarmos o compromisso de que cada município vai contribuir com essa causa. Entre ter um hospital fechado sem funcionamento e fazer uma força para que mais pessoas possam ser atendidas em um novo hospital com estrutura adequada e de qualidade, vamos optar por algo que favoreça os cidadãos”, disse Tião Medeiros.

Segundo o deputado federal Luciano Ducci, essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. “O ministro já se comprometeu e agora cada município precisa fazer a sua parte. Entendemos que não é uma coisa simples, ainda mais em tempos de baixa arrecadação e crise, mas é um esforço válido. Além disso, também vou me comprometer a mandar anualmente uma emenda de R$ 500 mil para a Santa Casa e ajudar no pagamento dos custos do hospital”, garantiu.

Por se tratar de um ano eleitoral e a possível saída do ministro no próximo mês, os prefeitos decidiram rapidamente pelo apoio à causa apresentada. “Nós vamos precisar tomar medidas drásticas e deixar de sermos conservadores, pois não podemos deixar essa oportunidade passar. Claro que precisamos conversar com a Santa Casa e saber o que vai ser ofertado para cada município e também fazer nossas exigências, mas nesse momento, o mais importante é que todos os prefeitos foram favoráveis e estão conosco para que esse hospital entre em funcionamento o quanto antes”, discursou o prefeito de Paranavaí e presidente da Amunpar, KIQ.

Para o diretor da Santa Casa, Héracles Arrais, a parceria entre o hospital e os municípios vai aliviar consideravelmente a demanda que hoje existe na região. “A Unidade Morumbi da Santa Casa vai desafogar e melhorar o serviço de saúde em toda a região. Teremos mais 100 leitos (hoje a Santa Casa possui 123), quatro salas de centro cirúrgico e 13 leitos para UTI. Dois hospitais de qualidade funcionando a todo vapor será um grande avanço”.

Nos próximos dias, o prefeito KIQ vai emitir um ofício garantido o compromisso dos municípios da Amunpar e entregar em mãos ao ministro Ricardo Barros. 

Fonte:

Deixe seu comentário