Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Paranavaí terá 1ª Jornada de Humanização do Pré-Parto, Parto e Puerpério

O evento, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, vai ser realizado na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap)

Publicado em 09/05/2018 às 05:35

(Foto: Divulgação/Aciap)

(Foto: Divulgação/Aciap)

Na próxima semana será realizada em Paranavaí a 1ª  Jornada de Humanização do Pré-Parto, Parto e Puerpério. O evento, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), é voltado para profissionais de saúde, estudantes, mulheres, casais grávidos e tentantes, com o objetivo de sensibilizá-los e fazer com que vivenciem experiências cada vez mais positivas durante a gestação, parto e pós-nascimento. 

Entre os temas que serão trabalhados no encontro estão a amamentação, as políticas públicas de assistência à mulher no ciclo gravídico puerperal, assistência humanizada à mãe e ao recém-nascido, promoção da saúde materna e infantil e a redução da mortalidade materna e/ou infantil, e outros. 

“Entendemos que nascer é um processo que envolve não apenas processos fisiológicos, mas, que sofrem influencias sociais e culturais. Neste sentido, a humanização da assistência a mulher no ciclo gravídico puerperal, busca resgatar a confiança da mulher na sua própria capacidade de gestar e parir, no respeito a fisiologia e no seu acompanhamento, a perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e da família com a chegada do/a filho/a, a devolver o protagonismo do parto à mulher e lhe garantir o direito de escolha”, explica Elaine Neves, enfermeira obstétrica e uma das organizadoras do evento. 

No Brasil, 56% dos bebês nascem por meio de cesárias e em Paranavaí esse número chega a ultrapassar os 70%.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma taxa de cesáreas entre 10% e 15% dos nascimentos.

“Reduzir os altos índices de cesarianas sem indicação clínicas, implica em reduzir a prematuridade; a necessidade de internação na UTI; problemas no sistema de defesa do bebê, que podem levar ao desenvolvimento de doenças como asma, obesidade e doenças autoimunes ao longo da vida. Para a mãe, implica na redução do risco de hemorragia, infecção e reação à anestesia durante a cirurgia; problemas para amamentar; aderência da placenta ao útero, principalmente se houver novas cesarianas;  endometriose; problemas para a fertilidade”, completa Elaine. 

A 1ª  Jornada de Humanização do Pré-Parto, Parto e Puerpério é uma realização do Espaço Ser Mulher e da Chronos Espaço Corpo e Mente, com o apoio dos Médico do Humor. Para mais informações sobre o evento: (44) 3062-2913 ou 9 9776-2111. 

Fonte:

Deixe seu comentário