Portal da Cidade Paranavaí

3º LIRA

Paranavaí tem médio risco de infestação do mosquito da dengue, mostra Lira

Os agentes de endemias finalizaram nesta semana o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira) de 2021, constatando 2,0 (médio risco).

Publicado em 18/06/2021 às 00:58
Atualizado em

O primeiro levantamento realizado em janeiro apresentou índice de 4,9 (alto risco de infestação) e o segundo, realizado em abril, teve índice de 1,7 (médio risco). (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Os agentes de endemias de Paranavaí finalizaram nesta quinta-feira (17) as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira) de 2021.

Desta vez, o LIRA registrou índice de 2,0, representando médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. O primeiro levantamento realizado em janeiro apresentou índice de 4,9 (alto risco de infestação) e o segundo, realizado em abril, teve índice de 1,7 (médio risco).

Para a realização do novo LIRA, a Vigilância em Saúde dividiu a cidade em cinco setores de fiscalização. Apenas um setor está com baixo risco de infestação, com índice de 0,5. Os outros quatro setores estão na faixa de médio risco, com índices entre 1,6 e 3,6. No total, foram inspecionados 2.180 imóveis entre os dias 14 e 17 de junho.

Duas regiões da cidade estão com maior índice de infestação de larvas: a região que abrange o Jardim Morumbi e o Sumaré (índice de 2,7) e a região que abrange os jardins São Jorge e Simone (índice de 3,6).

“O maior problema continua sendo o número de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrados em vasos de plantas, bebedouros de animais e em lixo espalhado pelos quintais. São materiais que as pessoas poderiam e até deveriam eliminar ou pelo menos manter limpos e secos. O índice ideal é abaixo de 1,0. Agora em junho, fizemos o levantamento uma semana após um período mais longo de chuvas, e isso nos trouxe uma realidade mais preocupante, pois os ovos depositados eclodiram e nos revelaram um índice de infestação mais real”, avalia a diretora da Vigilância em Saúde, Keila Stelato.

Fonte:

Deixe seu comentário