Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Paranavaí tem em torno de 20 doadoras de leite materno

Produto é bastante importante para a saúde dos bebês e as mães nem precisam sair de casa para fazer a doação.

Publicado em 05/09/2018 às 01:48

Vanessa de Souza Chagas, mãe de uma bebê de 2 meses é doadora de leite materno. (Foto: Pedro Machado)

O leite materno é um alimento essencial para a saúde dos bebês. Em Paranavaí, o trabalho de coleta de leite materno é desenvolvido por uma parceria entre a Coordenação Saúde da Mulher e da Criança da Prefeitura Municipal e o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde o leite é pasteurizado. Atualmente, em Paranavaí, em torno de 20 mães fazem doação de leite e ajudam recém-nascidos da UTI neonatal da cidade.

Segundo a Técnica em Enfermagem, Elaine Trevezanuto Correia, responsável pela coleta do leite materno em Paranavaí, qualquer mulher que esteja amamentando e não apresente nenhum problema de saúde pode fazer a doação. “Para doar, basta a mãe ser saudável e não estar em nenhum tratamento com medicamentos contraindicado à amamentação. Nós fornecemos todo o material para a coleta: kits de higiene, bombinhas para tirar o leite, frascos esterilizados e orientamos para que ela realize a coleta e armazene o leite de forma adequada”, explica.

Vanessa de Souza Chagas, mãe de três filhos, a última, uma menina com 2 meses de idade, é doadora de leite há 10 anos e diz se sentir muito feliz com o gesto. “É um Sentimento de gratidão, pois muitas vezes as crianças estão na UTI, a mãe não pode estar acompanhando, tem até dificuldade de tirar o leite e eu tenho esse leite a mais para doar. É uma ação muito boa, pois quando mais a gente tira, mais a gente tem, eu indico para quem puder ajudar essas crianças da UTI”, conta a mãe.

O leite retirado pelas mulheres fica congelado na casa delas e é recolhido uma vez por semana pela equipe de Coordenação Saúde da Mulher e da Criança. Toda quarta-feira o produto é levado para Maringá, onde passa por testes e é pasteurizado. Depois disso, o leite é envazado novamente e está pronto para ser consumido pelos recém-nascidos. O alimento tem validade de seis meses.

Interessadas em doar leite materno podem procurar a Coordenação Saúde da Mulher da Criança de Paranavaí pelo telefone: (44) 3423-2246 ou pelo celular: (44) 99943-4942. Ou ainda, ir diretamente o posto de saúde do bairro onde reside para ser orientada.

*Com informações do repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário