Portal da Cidade Paranavaí

Covid-19

Paranavaí: Regional de Saúde recebe insumos e se prepara para chegada da vacina

Seringas, agulhas, máscaras e demais itens de proteção estão entre os insumos recebidos. Além disso, chegaram à cidade 32 mil Cartões de Vacinação

Publicado em 16/01/2021 às 05:51
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A 14ª Regional de Saúde, com sede em Paranavaí, recebeu na tarde deste sábado (16) uma remessa de insumos em preparação para a chegada da vacina contra Covid-19. No total, foram recebidas 32 mil seringas com agulhas, 2.500 máscaras triplas descartáveis. 800 aventais descartáveis, 100 lâminas em acetato pet, 100 testeiras para suporte de lâmina em acetato e 32 mil Cartões de Vacinação para adultos. O material será usado na primeira fase imunização nos municípios da região Noroeste do Paraná.

“Começamos recebendo os insumos e já vamos organizar todo este material para aguardar a chegada das doses da vacina. Nossa expectativa é receber estas doses até o fim da próxima semana para darmos início à aplicação das doses”, destaca o chefe da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin. 

Nesta primeira fase, a vacinação será feita de maneira escalonada (em etapas) e os primeiros a receberem as doses serão os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19. 

“Em Paranavaí, quem vai receber a vacina nesta primeira etapa são os profissionais de Saúde que estão atuando na UBS Centro (referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19), SAMU, UPA 24 horas e Santa Casa. Nós já estamos finalizando o esquema de imunização e devemos divulgar já no início da semana todos os detalhes sobre a operacionalização da aplicação destas doses”, explica a secretária de Saúde de Paranavaí. 

Alerta – Apesar da boa notícia sobre a proximidade do início da vacinação contra o Covid-19, a secretária de Saúde de Paranavaí faz um alerta. “Este não é o momento de haver relaxamento nos cuidados contra o Covid-19. Não podemos achar que porque a vacina está chegando, tudo pode voltar ao normal como era antes da pandemia. Isso por dois motivos: primeiro que, neste momento, o percentual de pessoas que vão receber a primeira dose da vacina é muito pequeno. A vacina não é para toda a população agora, é só para os profissionais de Saúde da linha de frente do combate ao Covid-19. Segundo, que a imunização de todos os grupos prioritários vai levar alguns meses, não vai ser em poucas semanas. Além disso, as pessoas dos grupos prioritários ainda precisam tomar a segunda dose e aguardar o período de efeito do imunizante. Por isso, não é seguro sair sem máscara, deixar de higienizar as mãos com álcool gel, nem fazer parte de festas e reuniões com aglomerações. As estatísticas mostram que nessas duas primeiras semanas de janeiro o nível de transmissão está acelerado e continua crescente. Em 15 dias já alcançamos o número de casos positivos registrados em todo o mês de novembro. E a última semana foi a pior de todas desde o início da pandemia, com 369 casos positivos. Agora é hora de reforçar os cuidados”, reforça Andréia. 

Fonte:

Deixe seu comentário