Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Paranavaí inicia produção de plasma convalescente para tratamento da covid-19

Procedimento está sendo realizado no Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Pessoas que já tiveram a doença podem ser doadoras.

Publicado em 28/09/2020 às 22:47
Atualizado em

Bolsas de plasma convalescente retiradas em Paranavaí. (Foto: Hemonúcleo Regional de Paranavaí)

O Hemonúcleo Regional de Paranavaí iniciou recentemente a produção de plasma convalescente, que pode ser utilizado no tratamento de pessoas com a covid-19.

O material é a parte líquida do sangue coletada dos pacientes que tiveram a covid-19, mas já se recuperaram da doença.  No estado, o material já está sendo utilizado desde o mês de maio para tratar pessoas que estão contaminadas pelo vírus. 

Como funciona?

O sistema imunológico da pessoa que foi contaminada pelo vírus produz proteínas na corrente sanguínea para combater a doença – os chamados anticorpos. Sendo assim, após a recuperação do paciente infectado, os componentes sanguíneos com estes anticorpos podem ser coletados e utilizados em outras pessoas para auxiliar no tratamento da doença. 

Segundo o chefe do Hemonúcleo em Paranavaí, Lucas de Oliveira, depois da coleta, são realizados exames nos pacientes já curados da covid-19 para confirmação de positividade para anticorpos.

"Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença e aguardar o período de 30 dias após a cura, ou 45 dias após o diagnóstico para poder doar", explica.

Outros critérios para doação:

- Ter de 18 a 59 anos;

- Ter impresso o teste com resultado positivo para covid-19;

- Não ter sido submetido à ventilação mecânica ou respirador;

- Nunca ter recebido transfusão de sangue;

- Ausência de gestação ou aborto.

Pessoas que já tiveram a doença e quiserem doar, podem entrar em contato pelos telefones: 3421-5160 ou 3423-1428.

 

Fonte:

Deixe seu comentário