Portal da Cidade Paranavaí

Avanço

Paranavaí ganhará centro especializado para tratamento de autistas

Obras estão previstas para iniciar em meados de 2021; espaço terá tratamentos multidisciplinares, onde poderão ser realizados até 150 atendimentos semanais

Publicado em 12/10/2020 às 23:11
Atualizado em

Centro será construído em terreno próximo ao Noroestão.

Foi confirmada para Paranavaí a construção do Centro de Atendimento Especial para Crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto, do deputado federal Luciano Ducci, responsável pela emenda que vai garantir a construção do espaço, terá 526 m² de área construída e investimento de cerca de R$ 800 mil.

“Paranavaí vai contar com um equipamento extremamente importante, para atendimento exclusivo de crianças com transtorno do espectro autista. Essa é uma causa na qual trabalhamos há um bom tempo. Fico feliz em saber que, em breve, as famílias de Paranavaí vão poder contar com um equipamento completo que vai garantir qualidade de vida a essas crianças e às suas famílias”, disse o deputado federal Luciano Ducci.


As obras estão previstas para iniciar em meados de 2021. O município escolheu um terreno nas proximidades do ginásio Noroestão. O espaço contará com jardim sensorial, miniquadra esportiva, horta sensorial, cores na fachada incentivando a criatividade e o desenvolvimento de forma lúdica e outros.

O centro vai oferecer atendimento multidisciplinar e a previsão é de que sejam feitos 150 atendimentos por semana. Mas, como explica a secretaria de saúde de Paranavaí, Andreia Villar, o trabalho vai respeitar a necessidade de cada um. “O atendimento ao autista tem um planejamento personalizado, necessidades especiais e a frequência vai variar de acordo com a necessidade dos pacientes, dentro da nossa capacidade”, disse.


Para as mães, o novo centro significa um apoio importante na luta diária pela qualidade de vida dos filhos autistas. Cristina Imbriani, mãe do Pedro Henrique, esteve presente ao anúncio. Hoje, ela busca atendimento no CAPS,e atendimento fonoaudiólogo particular, agora comemora a tão esperada novidade. “Para nós, mães, que temos que procurar atendimento em diversos locais, é uma alegria ver concretizado este projeto. Gratidão é o que eu sinto hoje”, comemora Cristina. 

O município será responsável pelos profissionais e pela manutenção do serviço. O centro terá uma equipe composta por psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, e apoio administrativo.


Fonte:

Deixe seu comentário