Portal da Cidade Paranavaí

Dengue

Saiba porquê o fumacê não está sendo usado em Paranavaí

O inseticida não está sendo mais utilizado há quase um ano, em todo o Brasil, quando o Ministério da Saúde suspendeu o uso do produto. Saiba mais

Publicado em 15/01/2020 às 02:00
Atualizado em

(Foto: AEN)

Paranavaí está em epidemia de dengue. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14) mostrou que a cidade, de quase 88 mil habitantes, tem 464 casos da doença confirmados, de agosto de 2019 a 11 de janeiro de 2020.

Em outros anos, em épocas de epidemia, os moradores estavam acostumados com a presença do fumacê, que libera inseticida e mata o mosquito adulto. Porém, nos últimos dias, não houve a utilização deste método de combate na cidade.

De acordo com a 14ª Regional de Saúde, o fumacê não está sendo mais utilizado há quase um ano, em todo o Brasil, quando o Ministério da Saúde suspendeu o uso do produto, por conta de problemas na formulação.

Os mosquitos, segundo o Ministério da Saúde, se tornaram resistentes ao produto, por isso,  haverá uma substituição de todos os inseticidas utilizados.

Conforme o Ministério, estão sendo realizados testes com produtos que sejam eficientes no combate à população de mosquitos e não representem riscos à saúde humana, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A 14ª Regional de Saúde informou que, por enquanto, não há prazo para que o inseticida chegue à cidade, pois depende da liberação do Ministério da Saúde, que é quem faz o envio para todo o país. 

Entretanto, mesmo sem o fumacê, a regional lembra que a solução para acabar com a dengue continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito, pois o fumacê combate apenas o mosquito alado. É importante que cada pessoa faça sua parte, não jogue lixo em via pública e terrenos baldios, não deixe água acumulada e mantenha o quintal sempre limpo.

Fonte:

Deixe seu comentário