Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Paranavaí deve perder médicos cubanos até o fim do ano

Atualmente, sete médicos cubanos atendem nas UBS's de Paranavaí por meio do programa "Mais Médicos"

Publicado em 19/11/2018 às 02:22
Atualizado em

O médico cubano, Dr. Lázaro Alonso Aleman, está há 1 ano e 9 meses atendendo na UBS Celso Konda. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A decisão do governo de Cuba de deixar o programa Mais Médicos deve afetar Paranavaí em breve. Atualmente, o município conta com sete médicos do programa, sendo seis desses cubanos que devem retornar ao país. O Paraná possui 458 médicos cubanos atuando em 187 municípios.

 Até o momento, a Secretaria de Saúde não recebeu uma notificação oficial sobre o retorno dos médicos. “Enquanto não recebermos um documento oficial, os trabalhos seguem normalmente. Não temos previsão de quando eles devem ir embora, mas é certo que vamos ficar desfalcados de cinco médicos por tempo indeterminado”, disse a secretária Andréia Vilar.

Um dos médicos cubanos em Paranavaí, o Dr. Lázaro Alonso Aleman, que há 1 ano e 9 meses atende na UBS Celso Konda, fala sobre a situação. “Antes de chegar ao Brasil, temos que passar por cursos de ambientação, formas de atuação e protocolos médicos que são usados no país. Obrigatoriamente temos que ter uma especialidade, eu por exemplo, sou especialista em medicina familiar”, explica.

Para o Dr. Lázaro, a experiência de poder atuar no Brasil foi muito válida. “Nós sempre fomos ensinados a atender a todos. Se precisar ficar até mais tarde, sempre ficamos, não deixamos ninguém sem atendimento. As pessoas precisam do serviço e a saúde não pode esperar. Gostaria que o programa continuasse e não precisasse ir embora, mas tenho que cumprir o que for determinado. Chegando ao país, retorno ao meu posto de trabalho normalmente e continuo atuando como médico”, ressaltou.

Sobre os salários pago aos médicos cubanos, Lázaro disse que esse é uma exigência contratual. “Quando assinamos o contrato antes de vir ao Brasil, isso já está previsto. Portanto, todos que veem pra cá, já sabem que o salário será de cerca de R$ 3 mil e o restante ficará com o governo de Cuba”, conta. Uma das reivindicações do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, foi o pagamento do salário integral aos médicos.

Segundo a secretária de Saúde, o município ainda não possui uma alternativa para suprir a saída dos médicos cubanos. “Estamos estudando as medidas que podem ser tomadas. Sabemos que o Ministério da Saúde vai abrir edital para o chamamento de novos médicos. Quanto a situação no município, não há possibilidade de contratações emergenciais, portanto, temos que aguardar”, finalizou Andréia.

 Veja a lista dos médicos que devem deixar Paranavaí: 

1 -  Leandro Vega Ricardo - UBS Jd Maringá 

2 - Aniuska Ramirez Legra - UBS José Eloy 

3 - Pablo Jimenez Gonzales - UBS Rural

4 - Lázaro Alonso Aleman - UBS Celso Konda

5 - Kadienys Casas Gonzalez - UBS dos Distritos

6 - Viviana Martinez Munoz - UBS Campo Belo

Fonte:

Deixe seu comentário