Portal da Cidade Paranavaí

Raridade

Paranaense dá à luz a quíntuplos

Os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luís Henrique nasceram na noite da segunda-feira (2) e passam bem.

Publicado em 05/09/2019 às 07:26

(Foto: Divulgação/Sesa)

Passam bem os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luís Henrique, os quíntuplos que nasceram nesta segunda-feira (2) no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Os pais, Aniele Kurtel, 24, e Luís Fernando, 33, são de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, onde a gravidez foi acompanhada até meados de julho. A partir do dia 22 do mesmo mês, o casal foi para o Hospital do Rocio para assistência médica ampliada devido à raridade da gestação.

Todo acompanhamento da gravidez foi por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas e exames em Chopinzinho e em Pato Branco. Aniele Kurtel fez seu pré-natal na Rede Materno Infantil do Paraná, assistida na Atenção Primária à Saúde, assim como no Consórcio Intermunicipal e Referência Hospitalar de Alto Risco de sua região, devido à gestação múltipla.

Com a evolução da gestação, avaliada a condição de saúde da gestante e previsão de nascimento dos bebês, foi estabelecido um plano de cuidados que incluiu o planejamento da transferência de Aniele para em Campo Largo, via transporte aeromédico da secretaria estadual da saúde. A viagem de carro, com distância de 400 quilômetros, poderia trazer risco para a gestante e para as crianças.

O nascimento dos quíntuplos aconteceu nesta segunda-feira (2), por volta das 22h. A ação envolveu diversas áreas, pontos de atenção e fluxos de regulação, que somados ao trabalho da equipe de cerca de 30 profissionais do hospital resultaram no melhor benefício para o nascimento dos cinco bebês.

Com gestação de 28 semanas e cinco dias, os bebês nasceram com saúde, com peso médio de mais de um quilo. Dos cinco, apenas um tem 950 gramas. Eles permanecem sob os cuidados da equipe multiprofissional da instituição. De acordo com informações do hospital divulgadas nesta quarta-feira (4), todos os bebês apresentam quadro de saúde estável.

Fonte:

Deixe seu comentário