Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Pacientes de Paranavaí poderão fazer cirurgias em Maringá

Parceria entre o município e o Hospital Memorial Uningá vai possibilitar que cirurgias menos urgentes possam ser feitas em Maringá diminuindo a espera

Publicado em 09/11/2018 às 23:45
Atualizado em

Neste primeiro momento serão realizadas aproximadamente 100 cirurgias nas especialidades de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e vascular. (Foto: Reprodução)

Por meio de uma parceria firmada esta semana com o Hospital Memorial Uningá, agora o município de Paranavaí poderá encaminhar pacientes que precisam de cirurgias eletivas (aquelas que o paciente pode esperar sem risco de vida) para realizar os procedimentos em Maringá.

 “As cirurgias eletivas são de responsabilidade do Ministério da Saúde, e por isso são pagas através da Autorização de Internamento Hospitalar (AIH) ao hospital que as realiza. No caso de Paranavaí, essas cirurgias são feitas na Santa Casa. No entanto, por ser a unidade de saúde de referência para os 28 municípios da Região Noroeste, a Santa Casa não tem a quantidade de leitos necessários para suprir toda a demanda de urgência e ainda as cirurgias eletivas de todos esses municípios. Muitas vezes, era necessário encaminhar os pacientes para fazer essas cirurgias em Curitiba e isso também demorava muito para ser autorizado”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

Andréia conta ainda que no mês de setembro, o Ministério da Saúde (através da Portaria nº 2895), disponibilizou um recurso para a ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos aos municípios, por conta da dificuldade de leitos na região. Juntamente com representantes da 14ª Regional de Saúde e dos outros municípios da região, iniciou-se a busca por hospitais próximos que pudessem suprir essa demanda extra. “A partir daí foi firmada a parceria com o Hospital Memorial de Maringá”, salienta.

Neste primeiro momento serão realizadas aproximadamente 100 cirurgias nas especialidades de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e vascular, de pacientes de Paranavaí que aguardam há anos na fila de espera. “Estas 100 cirurgias serão pagas através do recurso liberado pelo Ministério da Saúde especificamente para estes procedimentos. E mais: todas as consultas pré e pós-operatórias dos nossos pacientes serão realizadas no CRE de Paranavaí. Esta conquista é o reflexo do que a união de forças pode fazer. Nossa ideia é manter a parceria com o Hospital Memorial para que possamos continuar encaminhando pacientes para as cirurgias eletivas também em Maringá”, frisou Andréia.

Fonte:

Deixe seu comentário