Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

O som da cura: Saiba tudo sobre a terapia com diapasão

Técnica terapêutica utiliza o som para tratamento de doenças físicas e psicoemocionais

Postado em 11/04/2018 às 05:04 | Atualizado em 11/04/2018 às 08:27

O diapasão produz um som curador que é utilizado para reestabelecer a saúde do paciente (Foto: Divulgação Google)

Dra. Adriana Paula Porto Malachini – Fisioterapeuta (CREFITO 45921-F) (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma técnica terapêutica inovadora está ganhando adeptos ao redor do mundo por garantir o tratamento de diversas doenças de forma não invasiva e indolor. Conhecido como Sistema Acutonics, essa terapia, que se parece com uma acupuntura sem agulhas, utiliza o poder curativo do som – através de diapasões calibrados - para tratamentos de diversas patologias físicas e psicoemocionais, tais como depressão, ansiedade, estresse, insônia, fibromialgia, enxaqueca, constipação crônica (intestino preso), tpm, dores na coluna, artrose, labirintite, dependência química, asma, bronquite, entre outras.

O diapasão nada mais é do que um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura. Ao ser golpeado contra uma superfície, as duas extremidades da forquilha do diapasão vibram, produzindo um som curador que é utilizado para reestabelecer a saúde do paciente.   

De acordo com a fisioterapeuta Adriana Malachini, que trabalha com a terapia do Sistema Acutonics em Paranavaí (na Clínica Espaço Corpo e Mente), “as ondas sonoras quando inseridas no corpo, através dos diapasões, penetram profundamente, através dos pontos de acupuntura, meridianos e chacras, colocando o indivíduo em ressonância com as frequências naturais do corpo humano em estado de equilíbrio. Portanto, o Sistema Acutonics visa “afinar” as frequências do nosso corpo (da mesma forma que ele faz com os instrumentos musicais), para restaurar o bem-estar e restabelecer a saúde física, mental, emocional e espiritual”. 

Cansado de sofrer com a insônia e com os efeitos colaterais dos medicamentos tarja preta, o funcionário público aposentado Aparecido da Rocha iniciou o tratamento com o diapasão calibrado há aproximadamente dois meses. “Eu precisava tomar medicamentos fortes para conseguir dormir, só que no dia seguinte eles me deixavam ser disposição e até depressivo. Depois que iniciei o tratamento isso mudou. Adotei medicamentos mais leves e voltei a ser o homem que eu era antigamente”, conta o aposentado.

Para a advogada Patrícia Freire, a terapia foi eficaz no sentido de aliviar a enxaqueca crônica que sofria desde os sete anos de idade. “Eu já havia buscado outras terapias antes, mas nenhuma que tenha surtido o mesmo efeito que a terapia com o diapasão calibrado”, declara a advogada, que também conta com o acompanhamento regular de um médico neurologista. 

O Sistema Acutonics é uma terapia complementar que pode ser utilizada por crianças, adultos e idosos, não possui restrição clínica, reduz o estresse físico e emotivo e tonifica o sistema energético, melhora as dores em geral, e auxilia, inclusive, em tratamentos estéticos. 

Onde encontrar: 

Espaço Corpo de Mente 

Dra. Adriana Paula Porto Malachini – Fisioterapeuta (CREFITO 45921-F)

Rua Pernambuco, 1.710. Centro. Paranavaí 

Fone: (44) 3423-3719 / 99830-0031

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Deixe seu comentário