Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Novo boletim da febre amarela confirma mais oito mortes de macacos no Paraná

Número de notificações passou de 485 para 560. Casos de mortes de macacos sinalizam que o vírus está circulando no estado.

Publicado em 27/02/2020 às 06:53
Atualizado em

A 3ª Regional de Saúde, de Ponta Grossa, é a que concentra o maior número de confirmações, com 32 epizootias. (Foto: BBC Brasil)

O novo boletim epidemiológico da febre amarela divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde, confirmou mais oito mortes de macacos (epizootias) no Paraná. O número de notificações passou de 485 para 560. Do total, 91 mortes foram confirmadas, 188 permanecem em investigação, 60 já foram descartadas e 221 foram indeterminadas, ou seja, sem coleta de amostra. A 3ª Regional de Saúde, de Ponta Grossa, é a que concentra o maior número de confirmações, com 32 epizootias.

Municípios

Seis novos municípios confirmaram mortes de macacos: Guarapuava, Campo do Tenente, Contenda São José dos Pinhais e Santa Maria do Oeste, cada um com mais um caso, e Paulo Frontin, com mais dois casos. Araucária, que já apresentava duas epizootias passa agora a ter três confirmações.

Em relação a casos de febre amarela em humanos, a Secretaria da Saúde informa que são 92 notificações desde julho de 2019, sendo que destas, 76 já foram descartados e 16 permanecem investigação. Até o momento nenhum caso foi confirmado.

Vacina

A vacina que protege contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado. Uma única dose protege para toda a vida. Quem tem entre nove meses de idade a 59 anos, 11 meses e 29 dias deve receber a dose.

Desde 2017, o Ministério da Saúde segue a orientação de ofertar apenas uma dose da vacina de febre amarela durante toda a vida, porém no ano passado a pasta orientou os estados para que em 2020 seja dado um reforço da vacina para crianças com quatro anos de idade, devido à diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo.

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Os sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

A Secretaria da Saúde reforça, ainda, o alerta que os macacos não transmitem a febre amarela. Eles ocupam a função de sentinelas no enfrentamento da febre amarela, indicando o caminho que o vírus está percorrendo.

Fonte:

Deixe seu comentário