Portal da Cidade Paranavaí

SAÚDE

Município estuda contratação de especialista para tratamento do autismo

Secretaria de Saúde diz que a intenção é ajudar crianças que tenham autismo e apoiar toda a família, detectando e iniciando o tratamento de forma precoce

Publicado em 29/01/2019 às 23:25
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O município de Paranavaí está trabalhando para melhorar o atendimento a pacientes que convivem com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A contratação de especialistas está sendo estudada pela Secretaria de Saúde, que procura exemplo de métodos para aplicar em Paranavaí.

Segundo a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar, a intenção é ajudar as crianças que tenham autismo e também apoiar toda a família. “Queremos proporcionar um acompanhamento desde cedo, com atendimento adequado. Algumas famílias demoram a perceber o que a criança tem e isso se torna prejudicial, pois com o diagnóstico correto, será trabalhado o seu desenvolvimento e ressocialização. Crianças que têm dificuldade de comunicação, interação social e comportamento precisam de mais atenção e nos comprometemos a trabalhar com afinco nesses casos”, afirma.

Ainda segundo Andreia, o município quer melhorar e se aprofundar nesses casos. As UBS na fase de puericultura farão testes para avaliar se existem traços de autismo, fazendo com que o diagnóstico seja precoce. “Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paranavaí já fazem atendimento ao paciente autista, mas vamos montar um protocolo de atendimento onde iniciaremos o projeto ainda mais específico. Depois da primeira avaliação, será verificado qual o melhor caminho a seguir com o paciente. Estamos pesquisando e formulando a contratação de especialistas em parceria com a Secretaria de Educação para fazer o atendimento da chamada Terapia ABA (Análise Comportamental Aplicada) não só para os pacientes, mas também para as famílias, assim as mães receberiam atendimento”, explica a secretária.

A equipe do deputado federal Luciano Ducci, que é um parceiro do município nesta busca, ressaltou a necessidade de apoiar a causa. “Temos que dar um apoio direto às mães, ajudá-las a descobrirem os comportamentos, como lidar, o que fazer em cada situação. O município se comprometeu a ajudar nesta causa e temos certeza que muitas famílias terão o apoio necessário para enfrentar esses desafios”, disse a assessora do deputado, Leoni Dal-Prá.

O vereador Mancha da Saúde acompanhou a reunião e se colocou à disposição para que os autistas tenham mais atenção. “Estou acompanhando esse trabalho desde o início. É uma iniciativa muito importante e que merece mais destaque. Esperamos, junto da prefeitura, poder fazer cada vez mais por essas pessoas”.

 

Fonte:

Deixe seu comentário