Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Município esclarece problema de falta de médicos em UBSs e demora no PA

A Secretária de Saúde, Andreia Villar, afirma que o município está desfalcado de quatro médicos e a secretaria está trabalhando para amenizar o problema

Publicado em 10/04/2019 às 23:33
Atualizado em

A UBS do Campo Belo está sem os dois médicos Estratégia Saúde da Família (ESF), mas conta com atendimento de dois médicos as terças e quintas pela manhã. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

Muitos usuários dos serviços municipais de saúde têm reclamado da falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da demora no Pronto Atendimento Municipal.

Algumas pessoas relatam terem passado horas na fila e outras que não encontram médicos nos postos de saúde. Próximo das 14 do último sábado (6), uma leitora enviou uma mensagem ao Portal da Cidade contando sobre a Situação do PA. “Gente que absurdo. Minha irmã está no pronto atendimento de Paranavaí desde as 10h e até agora não foi atendida. Isso é inacreditável”, disse.

Em outra mensagem, a queixa é sobre a falta de médicos. “Postinho do centro, oeste e leste sem médico para atender. PA com pacientes aguardando desde às 14h até às 20h sem atendimento médico. Saúde está deplorável”, diz.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Andreia Villar, atualmente, o município está passando por problemas em relação à equipe médica. “Na UBS Central  tem um médico de atestado e outro de férias, porém, há um médico trabalhando segunda, quarta e sexta-feira nesta unidade”, disse a Secretária.

Outras UBS que enfrenta a falta de médicos a do Jardim Campo Belo. Neste caso, a Secretaria informou que profissionais do Programa Mais Médicos, deixaram Paranavaí para se dedicar à residência médica. Eles “estavam trabalhando nas unidades dos jardins Campo Belo e Maringá. A UBS do Campo Belo está sem os dois médicos Estratégia Saúde da Família (ESF), mas conta com atendimento de dois médicos as terças e quintas pela manhã. Na UBS do Jardim Maringá a situação já está normalizada”.

A Secretária de Saúde, afirma que o município está desfalcado de quatro médicos. Ela diz que lamenta o ocorrido por ser uma situação que foge do controle diário de trabalho. Sobre a demora no atendimento no Pronto atendimento, Andreia diz que "o município trabalha para amenizar o problema. Hoje (11) será disponibilizado um médico (fazendo hora extra) no horário de pico do Pronto Atendimento. Além disso, a Prefeitura também vai nomear médicos aprovados no último concurso público. O processo já está em andamento.”

Ainda de acordo com a secretária, Paranavaí também aguarda a abertura do novo edital do Ministério da Saúde em relação ao programa Mais Médicos, que deve acontecer no próximo dia 17.

Fonte:

Deixe seu comentário