Portal da Cidade Paranavaí

Agosto Dourado

Mulheres que estão amamentando podem doar leite materno em Paranavaí

Desde 1996, a equipe o Posto de Coleta de Leite Materno de Paranavaí faz a coleta do leite. Com a chegada do inverno, doações diminuem

Publicado em 08/08/2020 às 22:50
Atualizado em

Leite materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. (Foto: Pixabay)

Agosto é conhecido mundialmente como o mês de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. Em Paranavaí, o programa Saúde da Mulher e da Criança coordena o trabalho de orientação às mães, tanto para a amamentação de seus próprios bebês quanto para a doação do leite materno utilizado para alimentar crianças internada na UTI Neonatal da Santa Casa.  

“Desde 1996, a equipe o Posto de Coleta de Leite Materno de Paranavaí faz a coleta do leite materno das doadoras e envia para o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Maringá. Lá, este leite é tratado e devolvido para a Santa Casa na quantidade e na forma adequada para ser consumido pelas crianças da UTI Neonatal. Cada litro de leite doado pode alimentar até 10 crianças. Muitas delas chegam a ficar mais de dois meses internadas, recebendo o leite que é doado pelas mães em período de amamentação da nossa cidade. No primeiro semestre, coletamos 211.960 litros de leite materno, o que contribuiu muito para o restabelecimento da saúde dos recém-nascidos hospitalizados”, destaca a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Águila.

Para a o, é muito importante que as mães que acabaram de dar à luz e tenham leite sobrando, colaborem com as doações, especialmente do colostro, que é o leite dos primeiros dias após o parto. “Ele tem muitas propriedades importantes para o desenvolvimento dos bebês que estão em situação de internamento. Além disso, o leite materno em geral tem inúmeros fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções”, explica.

Ainda segundo a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, com a chegada do inverno, as coletas diminuíram e o Banco de Leite precisa de doadoras. “Mesmo com a pandemia, as Unidades Básicas de Saúde estão fornecendo apoio e incentivo ao aleitamento materno por via remota, assim como o Banco de Leite. Por isso, se alguma mãe precisar de ajuda, apoio neste momento tão importante e decisivo, ou ainda quiser ser uma doadora de leite materno, pode procurar informações nas UBSs e no Posto de Coleta”, frisa Mariana.

Serviço

Para fazer contato com o Posto de Coleta de Leite Materno de Paranavaí, basta ligar para os telefones 3423-2046 ou (44) 99138-6683 (whatsapp).

Fonte:

Deixe seu comentário