Portal da Cidade Paranavaí

Em conclusão

Ministério da Saúde poderá equipar Unidade Morumbi da Santa Casa

Ministro Ricardo Barros defende parcerias envolvendo também a Secretaria de Saúde do Estado e os municípios da região

Publicado em 02/03/2018 às 02:38

A audiência foi na última terça-feira em Brasília (Foto: Ass. Santa Casa)

A audiência dos diretores da Santa Casa de Paranavaí, na terça-feira, dia 27, com o ministro Ricardo Barros, da Saúde, “foi importante, produtiva e de resultados”, segundo avaliou o presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães. “Voltamos otimistas e temos certeza que o Ministério da Saúde será o mais importante parceiro nos trabalhos de equipar a Unidade Morumbi”, disse ele.

O encontro com o ministro foi agendado pelo deputado Luciano Ducci, que também participou da reunião, que, além de Renato Guimarães, contou também com a presença do diretor-geral Héracles Alencar Arrais e do conselheiro Michael Heckmann, pela Santa Casa e do deputado Sebastião Medeiros, “que viajou a Brasília exclusivamente para apoiar a nossa reivindicação”, segundo o presidente.

Ao ministro foi apresentado o projeto para equipar o hospital, com um custo de quase R$ 20 milhões. Barros se posicionou favorável a reivindicação e disse que o Ministério comprará todo o serviço produzido pela Unidade Morumbi. Mas, como conhece o setor, lembrou que somente os recursos da compra de serviços pelo SUS não serão suficientes para a manutenção do hospital e pediu que fosse anexado aos documentos um plano de gestão da Unidade Morumbi.

“Temos hospitais no Brasil que tem até tomografia computadorizada, mas que está fechado porque não tem os recursos para a manutenção”, disse o ministro. Segundo ele, apresentando o planejamento de gestão, que demonstrará a viabilidade, o Ministério começa a trabalhar para equipar a unidade hospitalar.

PARCERIA – Barros entende que o planejamento de gestão e de manutenção do hospital deve envolver o Governo do Estado e os municípios da região. O deputado Medeiros já começou a trabalhar para viabilizar esta parceria. Além de atuar junto ao Governo do Estado pela verba de custeio para a Unidade Morumbi, como a Unidade Central, o parlamentar começou a conversar com o prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, que é o presidente da Amunpar, para organizar o acordo.

“O deputado Tião Medeiros está agindo com presteza e agilidade para que esta situação se resolva o mais breve possível”, comentou Guimarães. Para ele, a atenção do ministro Ricardo Barros e dos deputados Ducci (federal) e Medeiros (estadual) reforça o que tem dito de que, sem o apoio do poder público e das autoridades políticas, a Santa Casa não teria como avançar. “Somos muito grato a estas lideranças”, reforçou o presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário