Portal da Cidade Paranavaí

Legislativo

Meningite é tema de destaque na Câmara Municipal

Na ocasião, os vereadores questionaram sobre a vacina Meningocócica B, que não esta disponível no sistema de saúde público e tem custo elevado.

Publicado em 30/03/2019 às 21:38

(Foto: Câmara Municipal)

Os vereadores receberam na última sessão ordinária, a coordenadora de imunização da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, para explanar sobre a campanha de vacinação contra a meningite, a pedido do vereador Luiz Aparecido da Silva, o Mancha. 

A meningite é o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como: bactérias, vírus e fungos. A principal forma de transmissão é por meio de gotículas e secreções de nariz e garganta, saliva, espirros e tosses.

Os sintomas são febre alta, vômitos, dor de cabeça forte, confusão mental, cansaço e falta de apetite. Entre as principais complicações das meningites bacterianas estão: perda de audição, distúrbio visuais e de linguagem, retardo mental e anormalidade motora.

A coordenadora de imunização explica que é importante procurar o serviço de saúde o mais rápido possível, para diagnosticar e tratar a doença, que pode levar a morte.

Ainda de acordo com Samira, pelo sistema de saúde público estão disponíveis a vacina Meningocócica C conjugada (3 e 5 meses), Meningocócica C conjugada ou ACWY (12 a 15 meses), e Meningocócica C (13 a 14 anos), já que os estudos comprovam que o sorogrupo C é o que mais acomete no nosso país, cerca de 60% dos casos, além das vacinas Pneumocócica 10-valente, Pentavalente e BCG. A vacina Meningocócica B só existe por rede particular. Outras formas de prevenção à doença são evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

Na ocasião, os vereadores questionaram sobre a vacina Meningocócica B, que não esta disponível e tem custo elevado, mas que segundo Samira, já está em estudo pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o Paraná registrou 1.601 casos e 108 mortes. Este ano já são 150 casos e 13 óbitos.

No dia 4 de maio, sábado, acontece o Dia D de Mobilização e as unidades básicas de saúde estarão atendendo. A vacinação vai do dia 10 de abril até o dia 31 de maio.

Fonte:

Deixe seu comentário