Portal da Cidade Paranavaí

Meio ambiente

Lixo eletrônico poderá ser levado ao escritório do IAT durante a próxima semana

Objetivo é recolher o passivo ambiental e promover a educação ambiental quanto à destinação adequada de equipamentos eletroeletrônicos.

Publicado em 27/05/2022 às 16:12
Atualizado em

Equipamentos que não têm mais utilidade para as pessoas podem ser destinados de forma adequada entre os dias 30 de maio e 3 de junho. (Foto: Sedest)

Durante a próxima semana, em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, 19 escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT), inclusive Paranavaí, promovem uma campanha para recolhimento de lixo eletrônico. Equipamentos que não têm mais utilidade para as pessoas podem ser destinados de forma adequada entre os dias 30 de maio e 3 de junho.

A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a logística reversa desses equipamentos, política que está em fase de implantação no Estado do Paraná pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O escritório do IAT em Paranavaí fica na avenida Deputado Heitor de Alencar Furtado, 3210 – Jardim Belo Horizonte.


LEIA TAMBÉM

Último final de semana de maio deve registrar temperaturas acima dos 30°C


“O lixo eletrônico, se depositado de maneira errada, como em aterros sanitários, oferece muitos danos como poluição, degradação do solo e da água, o que prejudica todos os paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

A campanha visa evitar que esses equipamentos sejam depositados na rua ou lançado em terrenos baldios, áreas de bota fora ou ainda encaminhados para aterros. “Estes resíduos, além de possuírem componentes com valores agregados, como alumínio e outros, também possuem substâncias tóxicas”, explicou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.


LEIA TAMBÉM

Inscrições abertas para curso gratuito sobre de aplicação de revestimento


A destinação adequada do material recolhido durante a semana será feita por instituições parceiras do IAT, que atuam em atendimento às políticas públicas de resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

  • Linha Branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas e afins;
  • Linha marrom: TV’s, DVD’s, CD’s, aparelhos de som e demais aparelhos de projeção e som;
  • Linha azul: pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar e afins;
  • Linha verde: microcomputadores, laptops, celulares, tablets e afins.

Fonte:

Deixe seu comentário