Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

LIRA aponta risco médio de 2,4% de infestação de dengue em Paranavaí

O índice significa que a cada 1.000 imóveis vistoriados, em 24 foram encontrados focos de dengue.

Publicado em 16/03/2018 às 01:42
Atualizado em

A região com maior índice de infestação é a do Jardim São Jorge, com índice de 3,1%. (Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal)

O segundo LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2018 em Paranavaí mostra que a cidade continua na faixa de médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, com índice de 2,4%. O primeiro levantamento, feito no dia 12 de janeiro, registrou um índice de 2,5%.

O atual índice significa que de cada 1.000 imóveis vistoriados, em 24 foram encontrados focos de dengue. O número fica quase duas vezes e meia acima do máximo tolerável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

 “Para o levantamento, nós dividimos a cidade em cinco setores de fiscalização. Todos eles estão com médio índice de infestação. No total, inspecionamos 2.254 imóveis nestas regiões entre segunda-feira (12) e hoje (16)”, explica o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

 A região com maior índice de infestação é a do Jardim São Jorge, com índice de 3,1%. Seguida do Jardim Ouro Branco (2,8), Morumbi/Ipê (2,7) e Vila Operária (2,1). A área com menor índice é a do Centro, com índice de 1,1.

 Entre os locais onde foram encontrados criadouros de larvas do Aedes, o maior percentual (41,8%) está nos recipientes e lixo nos quintais das casas, como vasos, bebedouros de animais, calhas, vasos sanitários abertos, brinquedos, etc. Em seguida vem o lixo encontrado nos terrenos (36,4%) como entulhos de construção, sucata, ferro velho, plásticos, garrafas, etc. Em seguida vêm os recipientes e lixo nos quintais das casas (33,3%), como vasos, bebedouros de animais, calhas, vasos sanitários abertos, brinquedos, etc.

 Só este ano, já foram notificados 174 casos suspeitos de dengue em Paranavaí. Do total, 6 casos foram confirmados, 109 negativados e 59 aguardam resultado.

 Comitê – Preocupada em reforçar as ações de combate à dengue em Paranavaí, a Vigilância em Saúde (Visa) convocou para a próxima terça-feira, dia 20 de março, às 8h30, na sede do órgão, uma reunião com o Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue. Em pauta a explanação sobre a situação da dengue em Paranavaí, apresentação do segundo LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2018 e elaboração de estratégias para o enfrentamento da dengue, Zika vírus e Chikungunia. A reunião estará a cargo da diretora da Vigilância em Saúde, Verônica Gardin.

 

Fonte:

Deixe seu comentário