Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Hemonúcleo precisa de doadores para garantir estoque da unidade

O recesso de Carnaval, segundo a responsável técnica Maria Luiza Peron, é uma das épocas do ano em que o banco de sangue sofre uma diminuição considerável

Publicado em 09/02/2018 às 08:34

(Foto: Freepik)

Os dias de folia estão começando, mas a ajuda ao próximo não deve ser deixada de lado, principalmente nesta época de Carnaval. Isso porque, conforme explica a responsável técnica pelo Hemonúcleo de Paranavaí Maria Luiza Dias Fraga Peron, o banco de sangue precisa de doadores para garantir os estoques durante o feriado prolongado.

Segundo ela, a diminuição considerável que a unidade sofre nesse período se dá, principalmente, por conta dos dias em que o hemonúcleo fica fechado, sem atendimento ao público e, consequentemente, sem receber doadores. Por isso a importância de manter um bom estoque, garantindo o suporte a todos que precisarem de bolsas de sangue.

Essa é a atitude que a estudante universitária Ketlyn Ramos, de 21 anos, tem ao menos duas vezes por ano. Ela, que doa sangue desde os 18, conta que sempre sonhou em ser voluntária e, assim que atingiu a maioridade, concretizou o desejo. “É um ato tão simples e que pode ajudar várias pessoas”, comenta.

Assim como Ketlyn, as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalos de pelo menos 90 dias entre cada doação, conforme explica Maria Luiza Peron, responsável técnica pelo hemonúcleo. Já os homens que desejam se voluntariar podem doar até quatro vezes ao ano, esperando pelo menos 60 dias entre uma doação e outra.

Requisitos

Para ser um doador, é necessário que a pessoa esteja saudável, tenha entre 16 e 67 anos (menores de idade só podem doar na presença de um responsável), e pese mais de 55 quilos. De acordo com Maria Luiza, é imprescindível, ainda, que o doador não seja usuário de drogas e não tenha se tatuado, colocado piercings ou feito transfusão sanguínea há menos de um ano. Grávidas e lactantes também não podem ser voluntárias.

Serviço

O hemonúcleo de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2390, no centro da cidade. Para doar, é preciso comparecer ao local com um documento de identificação e estar bem alimentado. A unidade regional de Paranavaí atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 14h30. 

Fonte:

Deixe seu comentário