Portal da Cidade Paranavaí

Influenza

Vacinação de idosos contra a gripe começa nesta terça-feira (24) em Paranavaí

As UBSs estão montando pontos de atendimento exclusivo para vacinação contra a Influenza em espaços próximos, mais amplos e arejados. Confira os locais.

Publicado em 23/03/2020 às 08:18
Atualizado em

Antecipação da imunização é uma forma de auxiliar os profissionais da Saúde a descartarem as influenzas durante a triagem dos pacientes e acelerarem o diagnóstico para o Covid-19. (Foto: Pxhere)

O Ministério da Saúde determinou a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação é uma estratégia do Governo Federal para diminuir a quantidade de pessoas com gripe em meio ao período de combate ao Covid-19. Segundo o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o Coronavírus, a antecipação da imunização é uma forma de auxiliar os profissionais da Saúde a descartarem as influenzas durante a triagem dos pacientes e acelerarem o diagnóstico para o Covid-19.

Nesta primeira etapa de vacinação, devem ser imunizados os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da Saúde. “Em Paranavaí, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a imunização dos trabalhadores da Saúde com um mutirão interno no último sábado (21). Nós definimos uma nova estratégia para a vacinação dos idosos, começando na terça-feira, dia 24. A ideia é diminuir ao máximo a aglomeração de pessoas, mas garantir que todos os idosos (que estão no grupo de risco para o Covid-19), sejam vacinados contra Influenza”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

As UBSs estão montando pontos de atendimento exclusivo para vacinação contra a Influenza em espaços próximos, mais amplos e arejados. “São, em sua maioria, escolas e creches perto das unidades de saúde. As salas de vacina dentro das UBSs vão continuar funcionando apenas para a atualização do esquema vacinal de rotina do restante da população. Para a vacina contra a gripe, a população idosa deve se encaminhar diretamente ao ponto estratégico específico”, destaca a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Neves Barbaço.

Em três UBSs (Sumaré, Zona Leste e São Jorge) serão montados os Drive-Thru, que serão pontos estratégicos em frente ao posto de saúde em que os idosos não precisarão descer do carro. “Basta estacionar em frente à UBS que o vacinador fará a aplicação da dose dentro do veículo mesmo, evitando que a pessoa idosa precise se expor na rua”, frisa Grazieli.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá outras duas etapas, uma iniciando no dia 16 de abril, quando serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos, e outra etapa começando no dia 9 de maio para imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência. 



Fonte:

Deixe seu comentário