Portal da Cidade Paranavaí

Alimentação

Conheça 4 alimentos falsos saudáveis que podem prejudicar sua dieta

Supostamente benéficos à dieta, os alimentos falsos saudáveis são, na verdade, uma armadilha para o público consumidor.

Publicado em 09/08/2018 às 04:59
Atualizado em

Por Nassara Radige Jorge

Todo mundo sabe que uma alimentação balanceada é essencial para quem quer emagrecer ou, simplesmente, ter mais qualidade de vida. E, em busca disso, acabamos encontrando aqueles alimentos que parecem apropriados, mas reservam algumas surpresinhas em suas composições. São os chamados alimentos falsos saudáveis.

Supostamente benéficos à dieta, os alimentos falsos saudáveis são, na verdade, uma armadilha para o público consumidor. Longe de serem bons, muitos desses produtos trazem altas concentrações de açúcar, sódio e gordura. Com isso, o consumidor ingere esses produtos e, sem perceber, ultrapassam muito a quantidade máxima de caloria diária recomendada.

O ideal é consumir alimentos naturais e deixar os industrializados para situações de emergência, sempre procurando limitar sua quantidade.

1 - BISCOITOS INTEGRAIS:


Vamos olhar o rótulo. Se o primeiro ingrediente não for farinha integral, pode deixar na prateleira. Sempre que possível, compare os produtos entre si para fazer uma escolha melhor.


2 - SUCOS DE CAIXINHA:


A maioria dos sucos prontos para beber possuem mais água, açúcar e conservantes do que fruta. O melhor é optar por sucos naturais, feitos em casa e consumidos na hora. Ou mesmo a própria fruta, que possui mais vitaminas, fibras e minerais quando é consumida inteira do que batida.


3 - PEITO DE PERU:


Apesar de ser visto como uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas por muito tempo. Por isso, só consuma esses alimentos embutidos ou processados (e, nessa categoria, entra também a salsicha e a mortadela) apenas uma vez por semana.


4 - PRODUTOS LIGHT E DIET:


Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça! Para crianças, os diet e os light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. Isso porque o fabricante adiciona sódio para manter o sabor. Então, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da light.

Nassara Radige Jorge - Nutricionista. Mais informações pelo telefone (44) 3045-3722, pela página no Facebook ou ainda pelo Instagram

*Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam necessariamente as posições do Portal da Cidade Paranavaí.


Fonte:

Deixe seu comentário