Portal da Cidade Paranavaí

Dengue

Donos de imobiliárias são orientados sobre cuidados com imóveis fechados

Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da Aciap se reuniu com representantes da Vigilância em saúde de Paranavaí para para tratar sobre o assunto

Publicado em 27/11/2018 às 00:31

Reunião foi na manhã desta terça-feira (27), em Paranavaí. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A diretora da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Verônica Gardin, e o assessor Randal Fadel Filho, participaram nesta terça-feira (27) da reunião semanal do Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da Aciap, para passar orientações sobre os cuidados com a dengue nas casas fechadas e terrenos dos loteamentos. 

 “Os números são preocupantes. Todos os anos, a tendência do 4º LIRA é ficar com índice abaixo de 1 (baixo risco). Este ano, nosso último LIRA ficou em 3,6 (médio risco). Algumas regiões estão com índice muito acima de 4 (alto risco). Estamos em alerta total pois, se a situação continuar como está, corremos um grande risco de viver uma nova epidemia já no início de 2019”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde.

 Segundo Randal, a Vigilância está promovendo uma série de reuniões com setores específicos para passar informações sobre a situação da dengue em Paranavaí. “A ideia é intensificar a fiscalização e o trabalho preventivo nos bairros para tentar evitar uma nova epidemia de dengue na cidade. Esta reunião com os corretores imobiliários é para pedirmos ajuda no sentido de resolver a questão do acesso aos imóveis que estão fechados por estarem à venda ou para alugar.

Durante as visitas domiciliares, já estamos atualizando o cadastro de todos os imóveis que estão fechados, especialmente aqueles com piscina. As imobiliárias podem contribuir muito para evitar uma infestação do mosquito nos imóveis que estão fechados. São atitudes simples, como esvaziar e envelopar os vasos sanitários com papel filme, para evitar que o mosquito deposite seus ovos. Também é aconselhável vedar os ralos dos banheiros, verificar embaixo de pias, meses e, principalmente, não deixar o mato alto nos quintais”, enfatizou o assessor da Vigilância.

 A Vigilância em Saúde já notificou 550 casos suspeitos de dengue em Paranavaí neste ano. Destes, 35 foram confirmados (positivos), 510 negativados e 5 ainda aguardam resultado. O índice de infestação do mosquito, que era de 0,9 (baixo risco) em julho, subiu agora para 3,6 (médio risco), aumentando em quatro vezes as possibilidades de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti e as chances de uma nova epidemia na cidade. 

 “Temos a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue em Paranavaí: índice de infestação aumentando, circulação viral, altas temperaturas e chuvas constantes. Além disso, a população continua descartando pneus e lixo em locais inadequados, e cuidando mal dos quintais e da separação dos materiais recicláveis que podem acumular água. A quantidade de larvas encontradas nas casas é muito grande”, alertou Randal.

Fonte:

Deixe seu comentário