Portal da Cidade Paranavaí

Nova cepa

Dois casos da variante delta são confirmados em Paranavaí; um paciente morreu

Registros foram confirmados na manhã desta segunda-feira (20). Dois homens foram infectados. Um deles está bem, o outro faleceu no sábado (18).

Publicado em 20/09/2021 às 13:17
Atualizado em

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica já está realizando uma investigação completa dos casos e um rastreamento para identificar a fonte das infecções. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Vigilância em Saúde confirmou nesta segunda-feira (20) os dois primeiros casos positivos para a variante delta da covid-19 em Paranavaí.

Segundo a nota emitida pela Vigilância, o monitoramento da circulação das cepas do vírus SARS-Cov-2 por sequenciamento genético para detecção de variantes é realizado pelo laboratório de referência nacional Fiocruz, no Rio de Janeiro. As amostras são selecionadas através de um plano de amostragem respeitando o quantitativo de testes estabelecidos para cada estado.


LEIA TAMBÉM

Vinte idosos de asilo de Paranavaí estão internados após surto de covid-19


Na última sexta-feira (17) a Vigilância em Saúde de Paranavaí recebeu uma lista com os resultados dos exames colhidos no município. Entre as coletas por amostragem realizadas, duas tiveram resultados positivos para a variante delta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica já está realizando uma investigação completa dos casos e um rastreamento para identificar a fonte das infecções.

Os pacientes confirmados são dois homens. O primeiro, de 46 anos, não tem comorbidades relatadas, está com o esquema vacinal completo e o início dos sintomas foi registrado no dia 20 de agosto. Segundo o relatório da Vigilância em Saúde, ele passa bem.

O segundo homem, de 80 anos, tinha comorbidades associadas, estava com o esquema vacinal completo e teve o início dos sintomas registrado no dia 5 de setembro. Ele morreu no sábado (18). Essa é a 292ª morte registrada pela covid-19 na cidade.

As outras 291 mortes de pacientes confirmados para Covid-19 em Paranavaí foram registradas nos seguintes períodos: duas em abril de 2020; quatro em maio; uma em junho; três em julho; três em agosto; três em setembro; duas em outubro; cinco em novembro; 12 em dezembro; 12 em janeiro de 2021; 25 em fevereiro; 43 em março; 48 em abril; 39 em maio; 51 em junho; 30 no mês de julho; cinco em agosto; e três neste mês de setembro.

Fonte:

Deixe seu comentário