Portal da Cidade Paranavaí

Solidariedade

Dia Nacional do Doador de Sangue reforça a importância da ajuda no fim de ano

De acordo com o Hemonúcleo de Paranavaí, as doações feitas aqui ajudam pacientes em mais de 20 hospitais da região.

Publicado em 25/11/2022 às 15:28

No período de férias, as doações reduzem e a demanda aumenta. (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (25), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), da Secretaria estadual da Saúde, reforça a campanha para incentivar a continuidade da doação voluntária e conscientizar as pessoas sobre a importância deste ato, principalmente no período de férias.

O Hemepar realiza a distribuição de sangue para 92,8% de leitos SUS, atendendo 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todo estado. Para manter o estoque adequado são necessárias muitas doações e o ideal é que cada pessoa realize ao menos duas doações ao ano.

Somente na região da Amunpar, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí atende mais de 20 hospitais da área de abrangência da 14ª Regional de Saúde, além da hemorrede, em que unidades podem pedir transferência de estoque caso alguma necessidade apareça.

De acordo com o chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Lucas de Oliveira, os estoques da cidade na semana passada estavam mais baixos. Contudo, com as coletas feitas nesta semana, o nível chegou próximo da regularidade.

No entanto, com a aproximação do período de férias e festas, a demanda cresce consideravelmente e é preciso um maior número de doações para conseguir atender sempre que houver necessidade. “É um período que a gente se preocupa também por eventuais necessidades a mais, porque além de acidentes e traumas, existem também outras situações de pronto socorro nos hospitais. Então a gente fica atento e pede a doação neste período”, reforçou Oliveira.

O Dia Nacional também contribui para o alerta sobre a queda de doações nesta época do ano. Além da maior demanda por sangue, o baixo número de doadores preocupa. Por conta disso, o Hemepar faz um apelo para que a população não esqueça a doação antes de viajar.

“Esse dia foi criado como motivação de incentivo e agradecimento a todo aquele cidadão que participa de alguma forma dessa ação durante o ano. Porém, vem também com o alerta para que antes de sair de férias, as pessoas façam a doação de sangue”, enfatizou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

Solidariedade

Segundo dados do Hemepar, neste ano, até outubro, 170.088 doadores compareceram nas 22 unidades coletoras espalhadas pelo Paraná. Nos 12 meses de 2021, foram 211.793 voluntários, uma média mensal de 17 mil pessoas.

“O paranaense é muito solidário, mesmo durante a pandemia da covid-19 quando tivemos uma baixa significativa no número de doações, não houve desabastecimento de sangue no Paraná. Temos muito a agradecer a essas pessoas, que além de doar sangue, doam seu tempo para salvar vidas”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Como ser um doador?

Para ser um doador de sangue, o interessado deve procurar uma das unidades de coleta no Paraná. Neste local o doador é cadastrado, responde a um questionário e passa por uma triagem clínica para verificar se possui os requisitos para ser doador. Também é feito um exame rápido para constatar a presença de anemia. Se tudo estiver bem, é feita a coleta e esse processo todo dura cerca de 40 minutos.

Em cada coleta, são retirados cerca de 450 ml de sangue. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações a cada 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo no máximo três doações no período de 12 meses.

Em Paranavaí, a população pode agendar a doação de sangue por meio da internet, pelo site da secretaria de saúde do Estado, escolhendo o melhor dia e horário que se encaixe na rotina.

Para agendar a doação, basta acessar o sistema de agendamento do Paraná, selecionar a "doação de sangue" e a cidade onde pretende ser atendido. Em seguida, o usuário é direcionado para uma página que deve selecionar o posto de atendimento disponível. Em Paranavaí, a única opção é o Hemonúcleo Regional.

O Hemonúcleo de Paranavaí atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30. No entanto, às segundas e quartas não há coleta.


Fonte:

Deixe seu comentário