Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade podem se vacinar

Vacinação contra covid-19 está ocorrendo no Centro de Eventos, até as 13h. Secretaria de Saúde baixou a idade, de 8 para 5 anos, por conta da baixa procura

Publicado em 18/01/2022 às 09:54
Atualizado em

Vacinação ocorre das 8h às 13h, no Centro de Eventos de Paranavaí. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Começou nesta terça-feira (18), em Paranavaí, a aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 em crianças. A previsão inicial era de vacinação para aquelas de de 8 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente, no entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devido à baixa procura, houve redução na faixa etária e crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanência, já podem receber a 1ª dose nesta terça-feira  (18).

A ação acontece no Centro de Eventos, das 8h às 13h. Mas é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos à documentação obrigatória necessária e a uma regra importante: só será permitido um acompanhante adulto durante a vacinação das crianças.


LEIA TAMBÉM:

Aplicação de 3ª dose da vacina contra covid-19 está suspensa em Paranavaí


Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis deverão apresentar: Certidão de Nascimento, CPF (obrigatório), Cartão SUS (se tiver) e e uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente ou receituário de medicamento de uso contínuo.

Para a imunização, são consideradas comorbidades doenças como diabetes, pneumopatia crônica grave, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuperssão, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Síndrome de Down. A lista com a descrição completa das comorbidades aceitas conforme o Plano Estadual de Imunização está disponível em anexo - clique aqui.

 “Como todos sabem, vamos iniciar a vacinação das crianças, mas o Centro de Eventos já é o ponto único de aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina contra covid de adultos e adolescentes. Ou seja, a vacinação não será exclusivamente para as crianças; a ação de imunização em massa continua acontecendo para todos os outros grupos já em andamento. Por isso, só vamos permitir que as crianças estejam acompanhadas de um adulto responsável, para evitar aglomeração de pessoas. Pedimos que os pais não levem irmãos maiores ou menores que não serão vacinados ou uma terceira pessoa para tirar fotos. Só permitiremos um acompanhante por criança”, reforça a coordenadora de imunização do município, Grazieli Barbaço.


Fonte:

Deixe seu comentário