Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Covid-19: vacina bivalente está disponível para todos os grupos prioritários

Nesta fase da Campanha de Imunização, a dose bivalente é destinada ao reforço de cinco grupos prioritários. Veja quais são.

Publicado em 20/03/2023 às 16:30

Para receber o imunizante, basta ir até a sala de vacina mais próxima de sua casa. (Foto: Ilustrativa/Geraldo Bubniak/AEN)

A partir desta segunda-feira (20) todas as salas de vacina de Paranavaí estão liberadas para aplicar as vacinas bivalentes da Pfizer contra a covid-19 em todos os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde por meio do Ofício Circular nº 50/2023/SVSA/MS.

Nesta fase da Campanha de Imunização, a dose bivalente é destinada ao reforço dos grupos prioritários formados por: idosos de 60 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos.

Para receber a dose da vacina bivalente, basta ir até a sala de vacina mais próxima de sua casa portando documento de identificação com foto, Cartão SUS e Carteira de Vacina comprovando que tomou pelo menos duas doses de vacina contra covid-19 anteriormente. As salas de vacina do município, que ficam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Lembrando que por pessoas imunocomprometidas, o Ministério da Saúde considera as seguintes definições:

- pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

- pessoas vivendo com HIV (PVHIV);

- pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses maiores ou iguais a 20mg por dia de prednisona ou equivalente por 14 dias ou mais;

- pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;

- pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias);

- pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;

- pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;

- pessoas com neoplasias hematológicas.

Fonte:

Deixe seu comentário