Portal da Cidade Paranavaí

1º Caso

Confirmado primeiro caso de coronavírus em Paranavaí

O paciente é um homem de 70 anos, que esteve recentemente em viagem para o Nordeste e fez escala de voo em São Paulo

Publicado em 21/03/2020 às 23:30
Atualizado em

Caso foi confirmado na manhã deste domingo (22). (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã deste domingo (22) o primeiro caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) em Paranavaí. A coleta do exame foi realizada no dia 15 (domingo).

O paciente confirmado é um homem de 70 anos, que esteve recentemente em viagem para o Nordeste e fez escala de voo em São Paulo, cidade com transmissão comunitária.

O homem não relatou ter doenças crônicas, mas se enquadra no grupo de risco por conta da idade. Desde o dia 13 (sexta-feira), quando começou a apresentar os sintomas, o paciente e os familiares foram colocados em isolamento na residência pelo período de 14 dias. Ele está sendo monitorado pela equipe da Vigilância em Saúde através de contatos telefônicos. Hoje o paciente relata apenas sintomas leves. 

“A confirmação oficial do caso confirmado deve sair apenas nesta segunda-feira (23), com a divulgação do laudo do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), mas em respeito à população, estamos divulgando o caso hoje para reforçar o alerta máximo às normas de isolamento social. Não há dúvidas de que o caso é confirmado”, explicou a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar.  

A Vigilância em Saúde de Paranavaí alerta para que todas as pessoas que chegaram recentemente de viagens feitas para o exterior (Estados Unidos, Europa, etc) ou para cidades brasileiras com transmissão comunitária, façam rigorosamente o isolamento social pelo período de 14 dias.

Fonte:

Deixe seu comentário