Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Clínica Vital oferece Centro de Pediasuit e Bobath para reabilitação neurológica

A fisioterapeuta Lidiane de Souza Cruz é quem aplica os métodos terapêuticos para melhorar funções motoras e cognitivas de pacientes

Postado em 02/07/2019 às 08:10 |

O tratamento é indicado para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de origens variadas, a partir dos 14 meses de idade. (Foto: Clínica Vital)

Espaço de Pediasuit da Clínica Vital - Espaço Terapêutico. (Foto: Clínica Vital)

(Conteúdo Patrocinado)

Paranavaí está cada dia mais inovando em tratamentos para reabilitação motora e cognitiva de pacientes com diferentes tipos de limitações neurológicas, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas. Um dos locais que oferece este tipo de tratamento é a Clínica Vital - Espaço terapêutico, que existe desde 2015 e trabalha com os métodos terapêuticos Pediasuit e Bobath. 


A fisioterapeuta Lidiane de Souza Cruz é uma das profissionais que atende na clínica e aplica as técnicas. Ela explica que o Pediasuit consiste no uso de um macacão com um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, que funciona como um esqueleto externo. O tratamento é indicado para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de origens variadas, a partir dos 14 meses de idade.

Lidiane de Souza Cruz, Fisioterapeuta

Desenvolvimento

“O exoesqueleto produzido pelo macacão terapêutico ortopédico tem a habilidade de fornecer plasticidade cerebral para apreensão de novos padrões de movimentos, fazendo com que os pacientes aprendam estes novos padrões e ganhem força muscular ao mesmo tempo, ajuda a melhorar a atenção e a motricidade.”

Lidiane de Souza Cruz, Fisioterapeuta

 


O tratamento também promove melhoria na postura e, consequentemente, evolução dos movimentos, alinhando o corpo e desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, o que auxilia no equilíbrio e em funções sensoriais. De acordo com a Dra. Lidiane, o programa estimula o crescimento e desenvolvimento da criança.


Dentre as indicações estão: paralisia cerebral, síndrome de Down, mielomeningocele, microcefalia, hidrocefalia, Traumatismo Cranioencefálico (TCE), AVC, traumas medulares, autismo, ataxia, atetose, síndromes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de medula espinhal, transtornos vestibulares e sequelas neurológicas de tumor.

Método Bobath

O método Bobath, segundo a Dra. Lidiane, é aplicado em conjunto com o Pediasuit. Ele é considerado um dos mais importantes dentro da neurologia. O tratamento pode ser utilizado para doenças neurológicas desde as mais graves, como a distrofia muscular, até as mais simples como atraso no desenvolvimento motor ocasionado pela prematuridade. “Este método é importante porque pode ser aplicado desde um recém-nascido a um idoso. E quanto mais cedo se começa, melhores são os resultados”, explica a fisioterapeuta que já trabalha há 11 anos com o método Bobath.


Ela ressalta que nas doenças neuromusculares o tratamento pode atuar nos sentidos de aumentar o tônus postural, trabalhar o controle e alinhamento de cabeça e tronco, trabalhar problemas relacionados às atividades funcionais, orientar pais e cuidadores quanto ao posicionamento e manipulação, conseguir atividades contra a gravidade, usar estimulações apropriadas e outros. O princípio do Conceito Bobath consiste em inibir padrões reflexos anormais e a facilitar os movimentos normais.

"O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados”, finaliza.

O método Bobath é indicado para os mesmos casos tratados com o Pediasuit, e também pode ajudar em doenças como Parkinson, Alzheimer e Distrofias musculares, além de contribuir para a reeducação postural.

Na Clínica Vital, as duas terapias são realizadas em conjunto no tratamento, pois são bastante parecidas e com grande eficácia para a independência do paciente.

A clínica tem convênio com a Unimed, inclusive Unimed local, Prever, Funerárias, Primícia e também realiza atendimento particular.

Sobre a Fisioterapeuta

A Dra. Lidiane de Souza Cruz é fisioterapeuta, especialista em Neurologia com Ênfase em Neuropediatria e em Fisioterapia Intensivista em UTI Adulto, possui capacitação em autismo e diversos cursos de formação na área. Possui formação em Pediasuit pela Clínica Neuroreabilitar, de Maringá.

Ela atuou de 2004 a 2014 em Clínica de fisioterapia, de 2010 a 2018 como de Fisioterapeuta no Hospital Santa Casa de Paranavaí e desde 2015 é sócia-proprietária e atende na Clínica Vital – Espaço Terapêutico.

Sobre a Clínica

A Clínica Vital é um Espaço Terapêutico que existe há cinco anos e conta com tratamento de Fisioterapia e Fonoaudiologia. O espaço é totalmente adaptado para o paciente com necessidades especiais e conta com espaço kids, para melhor acomodação de crianças.

Serviço

Endereço: Avenida Belo Horizonte, 245 Centro de Paranavaí.

Telefones: (44) 3422-1040/ 3422-1039/ (44) 99932-1039 (WhatsApp)

Horário de atendimento : 8h às 11h30 e das 13h às 18h.



Fonte:

Deixe seu comentário