Portal da Cidade Paranavaí

Dia de combate

Autoridades de saúde alertam para riscos da tuberculose

Em Paranavaí, todas as Unidades Básicas de Saúde realizam atendimentos para diagnóstico da doença, que afeta principalmente os pulmões.

Publicado em 24/03/2023 às 16:11

(Foto: Ilustrativa/Eduardo Gomes/ILMD/Fiocruz Amazônia/Reprodução/Agência Brasil )

Nesta sexta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro. É um grave problema de saúde pública mundial e milhares de pessoas ainda adoecem e morrem devido à doença e suas complicações”, explica a coordenadora do SINAS, Marielza Sestário Pinheiro.

Sintomas 

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão.

É preciso ficar atento, pois a tuberculose pode ser facilmente confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento 

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Lembrando que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

“É fundamental que, caso apresente os sintomas, o paciente procure imediatamente a UBS mais próxima de sua casa. O tratamento é feito com a tomada de antibióticos orais, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença. Uma vez que a bactéria é muito resistente, é necessário fazer o tratamento por cerca de 6 meses, embora, em alguns casos, possa durar entre 18 meses a 2 anos até se atingir a cura”, frisa Marielza.

Números 

No Brasil, foram diagnosticados mais de 68 mil novos casos de tubérculos em 2021, com incidência de 32 casos a cada 100 mil habitantes. No Paraná, no ano de 2022 foram diagnosticados 2.333 casos novos, com incidência de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2022 houve uma redução de 4,,3% no diagnóstico de casos novos de tuberculose se comparado com o ano de 2020.

Em Paranavaí, todas as Unidades Básicas de Saúde já realizam, continuamente, atendimentos para diagnóstico da tuberculose. Tanto que no município houve diminuição de 37,5% de casos de 2022 para 2021. Foram realizados tratamentos com 24 pessoas em 2021 e com 15 pessoas em 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário