Portal da Cidade Paranavaí

Imunização

Apenas 35% da população prioritária se vacinou contra a gripe em Paranavaí

A meta do município, nesta primeira etapa, é vacinar em torno de 21 mil pessoas, mas até agora pouco mais de 7400 pessoas foram imunizadas

Publicado em 02/05/2018 às 23:46
Atualizado em

Em Paranavaí, para ser imunizada, as pessoas dos grupos prioritários devem apresentar carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante (Foto: Reprodução)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 1º de junho em todo o país. Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha. Mas a procura pelas doses da vacina ainda está baixa para alguns grupos.

“Nossa meta é imunizar 4.996 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), 2.329 trabalhadores da saúde, 952 gestantes, 156 mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), 11.112 idosos e 1.519 professores. Até esta quinta-feira (3) vacinamos apenas 35,43% da população prioritária, pouco mais de 7.400 pessoas. A maior preocupação no momento é com as crianças e os professores ativos. Até agora só vacinamos 21,54% das crianças e 26,79% dos professores. E os riscos são grandes para estes grupos, por serem os que convivem mais em ambientes com aglomeração”, explica a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano também tem como público alvo: idosos a partir de 60 anos; gestantes e mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto); crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais: trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional. 

Em Paranavaí, para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. 

Dia D – O Dia D de Vacinação contra a Influenza será no dia 12 de maio (sábado). Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

Fonte:

Deixe seu comentário