Portal da Cidade Paranavaí

Novos casos

14ª Regional de Saúde já registrou quatro mortes por gripe

Nesta semana, os registros somaram 43 mortes distribuídas em 13 regionais de saúde. O novo boletim da gripe foi divulgado nesta quarta-feira (5).

Publicado em 06/06/2019 às 06:37
Atualizado em

(Foto: Divulgação/SESA)

O novo boletim da gripe divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria Estadual da Saúde confirma 33 novos casos da gripe Influenza no Paraná. Desde o início do ano, o estado já confirmou 146 casos. São quadros de gripe que se agravaram e foi necessária a internação do paciente.

As mortes por gripe chegaram a 43 nesta semana, distribuídos por 13 regionais de saúde, sendo 38 por H1N1. O município de Foz do Iguaçu concentra o maior número de óbitos, com nove casos. Do total de mortes, 29,3% estão relacionadas a pessoas com mais de 60 anos.

As mortes foram registradas em 13 regionais de saúde. 1ª Regional, Paranaguá, três mortes; 2ª, Metropolitana de Curitiba, nove; 4ª, Irati, uma; 7ª, Pato Branco, uma; 9ª, Foz do Iguaçu, dez; 10ª, Cascavel, seis; 11ª, Campo Mourão, três; 12ª, Umuarama, uma; 14ª, Paranavaí, quatro; 15ª, Maringá, uma; 16ª, Apucarana, uma; 17ª, Londrina, uma e 20ª, Toledo, duas.

Prevenção

De acordo com o enfermeiro coordenador da divisão de doenças transmissíveis da secretaria da saúde, Renato Lopes, a maneira mais eficaz para se proteger da gripe é a higiene das mãos. “Lavar as mãos com frequência deve se tornar um hábito. Esta é a melhor maneira de se proteger não só da gripe, mas também de outras doenças”, afirma.

As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool. Objetos de uso pessoal, como copos e talheres, não devem ser compartilhados. Também é necessário evitar ambientes fechados e aglomeração de pessoas.

Segundo Lopes, outra orientação importante é cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar. “Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos também ajuda na manutenção da imunidade”, acrescenta.

Os sintomas da gripe são febre alta, acima de 38ºC, e com início repentino; tosse persistente; inflamação na garganta, sensação de cansaço, calafrios, dores musculares intensas e principalmente dificuldade para respirar. A partir do início desses sinais, o quadro pode evoluir rapidamente para uma pneumonia ou outras infecções.


Fonte:

Deixe seu comentário