Portal da Cidade Paranavaí

Pandemia

10 novos leitos de UTI serão destinados à ala covid na Santa Casa de Paranavaí

A previsão é de que os leitos sejam ativados na próxima segunda-feira. A UTI Covid passará de 10 para 20 leitos

Publicado em 03/03/2021 às 22:13
Atualizado em

Reunião entre o diretor-geral administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais, com o gerente financeiro Marcelo Sales Cripa e o médico-chefe da UTI, Bruno Lea (Foto: Santa Casa de Paranavaí)

A Unidade de Terapia Intensiva da Ala Covid da Santa Casa de Paranavaí vai passar de 10 para 20 leitos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, para abrir os novos leitos, o hospital está desativando a ala em que eram internados pacientes particulares e de convênio com outras doenças. Esta ala particular era uma fonte de recursos para cobrir o déficit provocado pelo SUS.

Ainda de acordo com a assessoria, a decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (3) em reunião entre o diretor-geral administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais, com o gerente financeiro Marcelo Sales Cripa e o médico-chefe da UTI, Bruno Leal.

O assunto vinha sendo discutido desde o último domingo (28), quando a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) solicitou a realização de estudos para abrir novos leitos de terapia intensiva na Santa Casa. “O grande problema foi e continua sendo a contratação de médicos. Não existe médico disponível no mercado. Para abrir os leitos, considerando a necessidade de rodízio e descanso, são necessários mais cinco médicos. Isso atrasou a tomada de decisão”, explicou Arrais.

Logo após a reunião, o diretor comunicou a decisão, por telefone, da possibilidade de abertura dos novos leitos de UTI ao diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Vinicius Filipak, que anunciou o encaminhamento para a Santa Casa de dez novos monitores, que serão utilizados na nova ala.

A previsão é de que os novos leitos sejam ativados na próxima segunda-feira (8). Como toda a Ala Covid, os novos leitos de UTI ficarão à disposição de pacientes dos 28 municípios sob a jurisdição da 14ª Regional de Saúde.

Antes de tomar a decisão, a Santa Casa também consultou o fornecedor de oxigênio, cujo caminhão passa, em média, duas vezes por semana, para abastecer o hospital. O fornecedor concordou em passar mais uma vez semanalmente. Mas, para isso, a Santa Casa terá que criar um sistema que permitirá receber o oxigênio hospitalar no período noturno.

A abertura dos novos leitos vai impactar as finanças da instituição, porque serão utilizados ainda mais equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, luvas, tocas e aventais descartáveis, material de desinfecção, como o álcool e hipoclorito de sódio e, de outro lado, cessará uma fonte de receita, que são as internações por convênio e particulares.

“Com certeza haverá um novo desiquilíbrio nas contas do hospital”, atesta Cripa. “O que estamos fazendo agora é para evitar novas mortes por Covid. Mas teremos que pensar sim na sobrevivência do hospital”, confirma Arrais.


Fonte:

Deixe seu comentário