Portal da Cidade Paranavaí

FISCALIZAÇÃO

Vigilância Sanitária recolhe cavalos soltos em ruas de Porto Rico

Diárias do animal no local indicado pelo município serão cobradas dos proprietários, que também podem sofrer penalidades administrativas

Publicado em 24/09/2021 às 09:08

Operação para recolher animais de grande porte soltos nas ruas contou com o apoio da Polícia Militar. (Foto: Prefeitura de Porto Rico)

Servidores da Vigilância Sanitária, com apoio de um laçador e de policiais militares recolheu cavalos que transitavam pelas vias e espaços públicos da cidade de Porto Rico. Os animais estão sendo recolhidos e acondicionados e uma propriedade rural, lugar adequado para o trato de equinos e bovinos.

“Estamos com a fiscalização nas ruas e vamos fazer novas operações de recolhimento de animais soltos. Evitem transtornos, e cuidem bem dos bichos, eles merecem um local apropriado com comida e água em abundância,” destacou a chefe da Vigilância Sanitária e Combate á Endemias, Andréia Crispilho.

Animais soltos nas vias públicas eram uma antiga e constante reclamação dos moradores da cidade, além de colocar em risco pedestres e motoristas com possíveis acidentes, os equinos também reviravam o lixo doméstico, colocado em frente ás residências para a coleta e destinação adequada.

De acordo com a Lei Municipal 882/2011 (Código de Posturas Municipais) é proibido ter animais soltos no perímetro urbano Animais nestas condições devem ser recolhidos e levados para local apropriado.

As diárias do animal apreendido encaminhados ao local indicado pelo município serão cobradas dos proprietários, que também podem sofrer penalidades administrativas. A Lei determina ainda o prazo de sete dias para o proprietário retirar o animal e pagar as pendências com o município, após esse prazo o animal poderá ser leiloado.

Para evitar transtornos com a Lei e garantir a saúde do animal os donos de equinos, bovinos, muares, caprinos, entre outros, devem manter os animais em locais cercados, com todos os cuidados.

Fonte:

Deixe seu comentário