Portal da Cidade Paranavaí

Neste domingo

Vendaval causa estragos e deixa milhares de pessoas sem energia em Rondon

Os ventos fortes derrubaram árvores e danificaram postes e casas do município.

Publicado em 31/10/2022 às 09:49
Atualizado em

O temporal começou por volta das 17h. (Foto: Reprodução/Redes sociais )

(Foto: Reprodução/Redes sociais )

Um vendaval causou estragos e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica em Rondon (a 56 quilômetros de Paranavaí), na tarde deste domingo (30). Os ventos fortes começaram por volta das 17h e, rapidamente, derrubaram árvores e danificaram postes e casas do município.

Dados registrados pelo radar meteorológico do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que a estimativa é de que os ventos podem ter chegado a 80 km/h. Por causa da intensidade das rajadas, diversas árvores e grandes galhos caíram. Muitos, inclusive, atingiram e danificaram casas e bloquearam ruas da cidade.

Conforme relatos de moradores, o vendaval arrancou pedaços de telhados de comércios e arremessou a metros de distância. Parte da cobertura de um posto de saúde também foi danificada.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A fiação elétrica foi atingida por árvores e galhos que caíram e, por causa dos estragos, quase todo o município ficou sem luz no momento da tempestade. Segundo a Copel, na manhã desta segunda-feira (31), 3,7 mil imóveis permaneciam sem energia. Equipes já trabalham na manutenção da rede elétrica, mas, de acordo com a empresa, ainda não há previsão de quando o fornecimento será restabelecido.

O Portal da Cidade Paranavaí tenta contato com a Prefeitura de Rondon para fazer uma estimativa do prejuízo causado pelo temporal.

Estragos no noroeste

Outros temporais foram registrados pelo Paraná entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda-feira. Conforme levantamento da Copel, até esta manhã, aproximadamente 100 mil domicílios permaneciam sem energia elétrica no estado. O noroeste paranaense é a segunda região com maior número de unidades sem luz, cerca de 31 mil imóveis.

Além de Rondon, São Carlos do Ivaí, Japurá, Brasilândia do Sul e Alto Piquiri têm o maior número de desligamentos, segundo a empresa.

“A Copel está trabalhando ininterruptamente para recompor as redes de energia afetadas pelo temporal. Os clientes que estão sem energia elétrica podem acionar a Copel pelo site www.copel.com, pelo Aplicativo Copel ou pelo Whatsapp Copel (41) 3013 8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras ‘SL’, de ‘sem luz’, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel”, informa a companhia.

Fonte:

Deixe seu comentário