Portal da Cidade Paranavaí

Geminídeas

Última chuva de meteoros de 2019 poderá ser vista de Paranavaí

Fenômeno poderá ser visto a olho nu, basta estar longe do perímetro urbano e em um local com céu limpo. Veja qual o melhor horário para observar.

Publicado em 13/12/2019 às 08:16
Atualizado em

Para apreciar a chuva de meteoros é ideal estar em um lugar escuro, longe das luzes da cidade. (Foto: Getty Images)

A última chuva de meteoros de 2019, as Geminídeas, poderá ser vista de Paranavaí e de todo o Brasil de sexta-feira, 13, até de domingo, 15. O fenômeno é a intensificação do número de meteoros - entre 3 a 28 por hora.  

Não é preciso nenhum equipamento, como binóculo ou telescópio, para observar os meteoros velozes rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h. Basta estar longe do perímetro urbano e em um local com céu limpo.

Segundo o astrônomo e doutor em Astrofísica Gabriel Rodrigues Hickel, em entrevista ao Portal GMC Online, o melhor horário para ver o fenômeno será entre às 23h até o dia amanhecer. Ele explica que o pico da chuva de meteoros está previsto para ocorrer no sábado e o melhor horário para apreciar será por volta das 2h.

 “Neste instante, já considerando o efeito da Lua cheia; para o Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão melhor incidência, com 11 a 28 meteoros por hora; Centro-Oeste 7 a 21 meteoros por hora; Sudeste 7 a 19 meteoros por hora; Sul 3 a 17 meteoros por hora”, explica.

O astrônomo também dá dicas de como observar a chuva de meteoros Geminídeas, caso o céu esteja limpo. “Não há região específica do céu a olhar, mas você terá um melhor aproveitamento se ficar com o olhar fixo nas populares ‘Três Marias’, deixando a visão periférica dos seus olhos trabalhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre (sem edificações, árvores ou morros próximos) e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível. Tenha paciência e não espere um show pirotécnico. Observe por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros”, recomenda.


Fonte:

Deixe seu comentário