Portal da Cidade Paranavaí

Frio intenso

Sanepar alerta população para proteger o hidrômetro

Segundo a Companhia, a água pode congelar, romper a tubulação e danificar o medidor, provocando falta de água.

Postado em 26/05/2020 às 09:33

O rompimento da tubulação ou do hidrômetro causa transtorno direto aos clientes, que podem ficar desabastecidos (Foto: Agência Estadual de Notícias)

A Sanepar faz um alerta à população para que proteja o hidrômetros das residências. A queda das temperaturas e as geadas podem congelar a água dentro dos medidores e provocar rompimento das tubulações que ficam expostas, podendo interromper o abastecimento.

O Simepar prevê para os próximos dias temperaturas próximas de zero e até abaixo em alguns municípios, como Palmas, no Sudoeste, onde em 2016 já foram registrados mais de 160 rompimentos. 

O rompimento da tubulação ou do hidrômetro causa transtorno direto aos clientes, que podem ficar desabastecidos até que seja efetuada a substituição dos equipamentos e tubulações. 

Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo. Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite. Essa ação evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. 

O gerente da Sanepar Edenilson Albani explica que o material de proteção deve ser de fácil remoção. “O que for utilizado para evitar o congelamento da tubulação e dos equipamentos deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta, para que o leiturista não tenha dificuldade para fazer a leitura e a entrega da conta”, completa.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário