Portal da Cidade Paranavaí

fenômeno

Perdeu a superlua desta segunda? Saiba quando será a próxima

Na noite desta segunda-feira (9) foi possível observar a lua cerca de 30% maior em relação aos dias “normais” de lua cheia.

Publicado em 10/03/2020 às 00:36
Atualizado em

Superlua rendeu belas imagens que foram compartilhadas nas redes sociais. (Foto: Thiago Louzada)

A lua se tornou assunto nesta segunda-feira (9). Isso porque foi possível observá-la aproximadamente 30% maior em relação aos dias “normais” de lua cheia.

Ocorreu nesta segunda-feira, pela segunda vez no ano, o fenômeno conhecido como “superlua”.

A reportagem do Portal GMC Online apurou que a superlua “aparece” quando o satélite, na fase cheia, chega ao perigeu, o ponto mais próximo possível da Terra. Assim, ele fica visivelmente maior. O brilho, inclusive, chega a ficar, em média, 14% mais intenso, segundo especialistas. 

O melhor horário para observar o fenômeno desta vez foi às 19h. No entanto, de acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, a superlua ficou visível durante toda a noite. “É mais bonita para ser vista próxima ao horizonte, quando nasce ou quando se põe. Mas durante toda a noite é visível”, detalha. 

Foto: Maicon Zorzan

Segundo ele, apesar de ser dado como raro em algumas notícias, o fenômeno não é tão incomum quanto se imagina. “A lua no perigeu temos a cada 28 dias, mas [para coincidir com a] lua cheia acaba demorando um pouco mais”, explica. 

A terceira e última superlua de 2020 ocorre em 7 de abril. Após essa data, o fenômeno volta a se repetir apenas no ano que vem, em maio. 

Fonte:

Deixe seu comentário