Portal da Cidade Paranavaí

Segurança

Patrulha Rural cadastra produtores para agilizar atendimento de ocorrências

Em reunião realizada nesta semana, comentou-se a importância de levar à Polícia Militar o maior número de informações possíveis, visando maior segurança.

Publicado em 17/11/2022 às 14:50
Atualizado em

Reunião entre produtores e equipes da Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar. (Foto: Assessoria de Imprensa)

A Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar do Paraná foi reativada em vários pontos do estado. Na região de Paranavaí, o serviço já estava ativo, mas, na segunda-feira (14), foi apresentado a produtores em reunião realizada no Sindicato Rural. Entre os principais assuntos discutidos estava a proposta de fazer o cadastro do maior número possível de produtores para agilizar o atendimento das ocorrências.

Ao abrir a reunião, o presidente do sindicato, Ivo Pierin Júnior, destacou a importância de levar à PM o maior número de informações possíveis e insistiu que, quanto vítima de roubos, independentemente do tamanho do prejuízo, o produtor deve registrar a ocorrência. “É assim que eles vão fazer estatísticas e mapear os locais de maior número de ocorrências e direcionar seus esforços”, explicou.

O cabo Agner Maurílio dos Santos, o operacional da Patrulha Rural do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que o grupo está fazendo visitas às propriedades rurais, se apresentando, buscando informações e dando orientações sobre medidas de segurança, como iluminação.

Os produtores também estão sendo cadastrados e orientados a fazer uma placa informando que aquela propriedade é monitorada pela Patrulha Rural. Na sinalização também pode conter o número de telefone do serviço (caso algum vizinho perceba movimentação estranha) e o número de cadastro da propriedade para que a PM possa agir mais rapidamente, já que o cadastro terá a geolocalização da área.

“Quando recebemos a ligação, nem sempre somos os policiais mais próximos da ocorrência, já que atendemos toda a região, ou estamos em outro atendimento. Assim mobilizamos a polícia da cidade para fazer o primeiro atendimento e na sequência vamos ao local”, disse Santos.

Ele também insistiu na importância de registrar o boletim de ocorrência. “Nós colocamos as nossas vidas em risco para proteger a de vocês, mas precisamos de informações para poder atuar de forma mais eficiente”, acrescentou o cabo da PM. Até a segunda-feira, a Patrulha tinha cadastrado 54 produtores.

Sistema integrado

O secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza, sugeriu a implantação de um sistema integrado que funciona muito bem em Botucatu (SP). O sistema envolve o sistema de saúde e a Guarda Municipal, ou seja, aponta a melhor forma de atender um paciente na zona rural, bem como uma ocorrência policial.

Ele afirmou que vai conhecer mais profundamente o sistema, visitando a cidade, e depois se coloca à disposição para discutir a viabilidade de um sistema que integre também a Patrulha Rural.

Entre as várias propostas apresentadas e discutidas na reunião, a que parece ter chamado mais a atenção dos produtores foi a implantação de câmeras em postos estratégicos (os chamados pés de galinha – entroncamento de estradas) ao longo das rodovias rurais. Segundo o cabo Maurílio, a Patrulha Rural está atuando 24 horas por dia e, além do trabalho ostensivo e preventivo, também atua na investigação e repreensão.

Além disso, a patrulha faz orientação e está distribuindo a Cartilha de Segurança Rural produzida pelo Governo do Estado, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Esta Cartilha traz várias sugestões de segurança indicando, por exemplo, a necessidade do controle de acesso, as vigilâncias naturais, a melhor forma de estruturar uma propriedade, com a visão da arquitetura contra o crime, até a melhor forma de alojar máquinas e insumos agrícola.

Fonte:

Deixe seu comentário