Portal da Cidade Paranavaí

Pandemia

Paraná tem possível caso confirmado de coronavírus e 48 outros suspeitos

O paciente, de 54 anos, é morador de Curitiba e está com quadro clínico de tosse e febre. Ele retornou da Europa no início de março

Publicado em 12/03/2020 às 05:13

Secretaria de saúde aguarda contraprova feita em laboratório do estado para confirmação do caso. (Foto: AEN)

 A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informaram o primeiro provável caso de coronavírus (Covid-19) no Paraná.

Segundo a SESA, trata-se de um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início de março. 

Um laboratório particular realizou o exame que deu positivo nesta quarta-feira (11), depois do homem procurar o hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar. 

No entanto, a Sesa ressalta que somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado.

"O material já está sendo encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais", explicou a Secretaria.

Outros sete casos de coronavírus foram descartados nesta quarta-feira (11). Os suspeitos eram de Cascavel (2), Curitiba (3) e Londrina (2). A pasta também adicionou sete outros suspeitos em: Cascavel (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (1) e Guarapuava (1). Ao todo o Paraná possui 49 suspeitos.

PANDEMIA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11), pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias. Pandemia é o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.


Fonte:

Deixe seu comentário