Portal da Cidade Paranavaí

Capital da seda

Nova Esperança pode receber título de Capital Nacional da Seda

Expectativa é de que o título contribua para a preservação e desenvolvimento da cultura da seda na região. Se aprovado projeto vai para sansão presidencial

Publicado em 14/01/2020 às 02:12
Atualizado em

Nova Esperança é responsável pela produção de 328 toneladas de casulos por safra. (Foto: Ilustrativa/ Pxhere)

O Senado Federal deve votar em breve o projeto de lei (PL 4.487/2019) que concede à cidade de Nova Esperança o título de Capital Nacional da Seda.

De acordo com o autor da proposta, deputado Rubens Bueno (Cidadania -PR), o Paraná é responsável por 84% da produção nacional de seda e Nova Esperança é responsável pela produção de 328 toneladas de casulos por safra, o que a coloca como maior produtora do produto da América Latina.

O município, de 30 mil habitantes, é considerado a Capital estadual da sericultura e a expectativa é de que o título contribua para a preservação e desenvolvimento da cultura da seda na região.


"O desafio é não permitir que a sericicultura perca espaço com o passar do tempo. A expectativa é que, com a visibilidade que a concessão do título trará ao município, mais investimentos sejam atraídos, impulsionando a geração de empregos no setor, especialmente pela sensibilização dos mais jovens para sucessão familiar", explica o relator na Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (Rede-PR). 

A proposta entrou na pauta do Plenário em dezembro do ano passado. Se aprovado na próxima votação, o projeto vai à sanção presidencial.



Fonte:

Deixe seu comentário