Portal da Cidade Paranavaí

Xodó de casa

Mulher cria gambá como animal de estimação em Maringá

O amor pelo Bernardo é tão grande que ele dorme em uma gaiola dentro do quarto de Daiane e fica enrolado nas cobertas, numa boa.

Publicado em 16/05/2022 às 09:04

O bicho teve o “lar” com os irmãos destruído quando uma casa de madeira antiga foi desmanchada no distrito de Iguatemi, em Maringá. (Foto: Reprodução/GMC Online)

O Bernardo, um “gambazinho” de apenas 4 meses, ganhou uma família quase por acaso. O bicho teve o “lar” com os irmãos destruído quando uma casa de madeira antiga foi desmanchada no distrito de Iguatemi, em Maringá. Mas nem tudo estava perdido para o pequeno Bernardo. A dona de casa, Daiane de Fátima, resolveu adotá-lo e criá-lo como animal de estimação. Contrariando as expectativas, o mamífero marsupiais é o xodó da família. A reportagem é do GMC Online.

Hoje, o amor pelo Bernardo é tão grande que ele dorme em uma gaiola dentro do quarto de Daiane e fica enrolado nas cobertas, numa boa. "No começo eu fiquei ‘meio assim’. Pessoal falava muita coisa também. Mas fui gostando dele e eu sabia que se soltasse ele iria morrer. Daí ele se apegou comigo e eu com ele. Hoje, é só amor. Não precisa ter aquele preconceito, ele é muito fofo", disse a mamãe do gambazinho.


LEIA TAMBÉM

Paranavaí integra programação da 20ª Semana Nacional de Museus


A alimentação de Bernardo não é algo simples. É balanceada porque o danado não come qualquer coisa. Sem falar que não existe uma ração própria para a espécie. Assim, o cardápio dele é “meio que no improviso mesmo”. “Eu dou dois ovos de codorna por dia, a papinha é da Nestlé de bebê e ração de gato molhada com sachê, porque ele não come qualquer coisa. É bem exigente”, afirma Daiane.

E podem pesquisar! A família nova do bicho garante que ele é um dos gambás mais cheirosos que existe. Isso porque ele toma banho a cada dois dias e sempre com shampoo de marca famosa. Claro que você deve estar pensando… E aquele cheiro ruim que esses animais soltam? Era o medo de Daiana também. Mas ela descobriu que o Bernardo só solta o forte odor quando se sente ameaçado. Trata-se de uma defesa natural dele para afugentar predadores na natureza. Mas em casa, ele se sente um “rei” e não fica acuado.


LEIA TAMBÉM

Homem pode ser multado em até R$ 4 mil por agredir gambá em escola de Paranavaí


Segundo o médico veterinário Carlos Eduardo Siena, não existe nenhum problema em se ter o gambá como animal domesticado, uma vez que ele esteja recebendo todo cuidado necessário, como qualquer pet.

“A maioria das espécies possui hábitos noturnos e uma dieta onívora, que pode incluir frutos, insetos, raízes e pequenos vertebrados, sapos, lagartos, serpentes e aves. É considerado um dos maiores predadores de escorpiões, até mais do que as galinhas. Colabora no controle das espécies que nos preocupam em casa”, afirmou o veterinário.

Fonte:

Deixe seu comentário