Portal da Cidade Paranavaí

seis toneladas

MST doará alimentos para famílias carentes de Loanda e Santa Isabel

Maioria dos alimentos são produtos da reforma agrária e foram produzidos por famílias de assentamentos Sem Terra do estado. Doação será neste domingo (28)

Publicado em 25/06/2020 às 05:08
Atualizado em

Os alimentos chegarão às famílias necessitadas, prejudicadas pela pandemia, e já cadastradas para receber as doações. (Foto: Divulgação/ MST)

Famílias camponesas assentadas da Reforma Agrária de seis municípios da região noroeste do Paraná se uniram para doar alimentos a moradores de bairros de Loanda e de Santa Isabel do Ivaí. A ação será neste domingo (28) e tem como objetivo chegar às famílias urbanas que enfrentam a falta de comida na mesa, neste contexto de pandemia da covid-19. 

A expectativa é de que sejam distribuídas pelo menos seis toneladas de alimentos, entre arroz, derivados do leite, melado de cana, verduras, frutas, mandioca e abóboras. As entregas serão às 10h em Loanda e às 14h em Santa Isabel do Ivaí, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade identificadas e cadastradas por lideranças comunitárias dos bairros. 

"O Movimento Sem Terra, também nesse tempo de pandemia, tem clareza de que temos que cuidar da vida de todos. Ninguém pode morrer nem pelo vírus e nem de fome. Temos certeza de que, com o envolvimento de toda a sociedade, isso será alcançado. Por isso, essa união campo e cidade é fundamental. As doações de alimentos simbolizam essa esperança de vida como parte de um processo onde toda a sociedade, inclusive as instituições públicas, assumam essa defesa," reitera João Flávio Borba, membro da direção estadual do MST do Paraná. 


Os produtos da Reforma Agrária vêm das roças e hortas de centenas de famílias integrantes do MST dos municípios de Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Mônica, Planaltina do Paraná e Amaporã.

Neste sábado (27), famílias do MST também farão doações de alimentos em bairros de Maringá e Sarandi. Os produtos estão sendo reunidos por famílias assentadas dos municípios de Maringá, Santo Inácio, Cafeara, Itaguajé, Jardim Olinda, São João do Caiuá e de Paranacity, e acampadas em Cruzeiro do Sul, e de agricultores familiares e agroecológicos integrantes da cooperativa Coopernaturingá, de Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Marumbi e Kaloré. 

Ações solidárias do MST 

Esta é a segunda vez que camponeses e camponesas do MST da região noroeste doam alimentos neste período de pandemia do coronavírus. A primeira ocorreu em abril e soma para as 232,540 toneladas de alimentos saudáveis doadas por assentamentos e acampamentos do Paraná desde o início da quarentena. Na ocasião, somente para Paranavaí, foram doadas seis toneladas de alimentos.

Além dos alimentos frescos, um coletivo de militantes do movimento, amigos e voluntários também produz marmitas agroecológicas todas as quartas-feiras em Curitiba, desde o início de maio. As quentinhas são feitas com produtos vindos de assentamentos e acampamento da Reforma Agrária do Paraná. São produzidas cerca de 700 marmitas por semana, no total foram aproximadamente 5.700 até agora. Pelo menos 600 máscaras de tecido também foram produzidas por agricultoras Sem Terra e distribuídas à população urbana. 

As iniciativas fazem parte de uma campanha nacional do MST em solidariedade aos brasileiros e brasileiras que mais sentem os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário